Formação sobre a importância da gestão democrática nas escolas de Cabo Frio termina nesta quinta (9)

Encontros tiveram início no mês de outubro com foco nos conselheiros escolares

Termina nesta quinta-feira (9) uma série de encontros de formação promovidos pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) de Cabo Frio. Os encontros tiveram início em outubro com o objetivo de trazer conhecimento, articular, mobilizar e compartilhar informações e experiências sobre o papel dos conselhos escolares, e a importância deles para uma gestão democrática.

Durante a formação os articuladores explicam que o trabalho do conselho vai muito além do acompanhamento das verbas das escolas: passa também pelas decisões sobre compra de materiais para as unidades, organização do calendário escolar e avaliação do desempenho da escola, de acordo com as diretrizes, prioridades e metas estabelecidas no projeto político-pedagógicas.

No mês de outubro o encontro aconteceu na escola municipal Evaldo Salles, no Peró. Em novembro, foi a vez das escolas municipais Professor Edilson Duarte (Jardim Caiçara), Alfredo Castro (Jardim Excelsior) e Professora Claudia Muzio Freitas de Oliveira (Jardim Esperança) receberem as reuniões. O encontro do mês de dezembro ocorreu novamente na escola Professora Claudia Muzio Freitas de Oliveira, com encerramento do ciclo nesta quinta-feira (9), na Escola José Francisco da Silveira Júnior (Jardim Esperança).

A coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Cabo Frio, Priscila Arantes, explica que os encontros foram divididos por regiões, e que nesta última atividade do ano vão estar presentes um total de seis conselhos.

“A gestão das escolas precisa ser auxiliada pelos conselhos escolares. Eles precisam caminhar juntos. Gosto de iniciar com três perguntas aos conselheiros: o que eles entendem sobre o que é o conselho escolar, qual a função do colegiado e quais as atribuições. A partir daí, podemos traçar metas e objetivos. Estamos empenhados para que em 2022 as reuniões permaneçam e possamos cada vez mais fortalecer os colegiados”, comentou.

O conselho escolar é o órgão colegiado da escola pública, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica, e que garante a participação da comunidade escolar.