Governo investe em mais 20 ações ligadas à Ciência e Tecnologia

Ampliação do atendimento e novos benefícios a servidores e estudantes fazem parte das conquistas nos primeiros 30 dias de mandato

Os primeiros 30 dias de trabalho do atual governo municipal foram marcados pela retomada e projeção de diversos projetos por parte da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia. Além de reorganizar a estrutura interna de trabalho, o horário de atendimento passou a ser feito de forma integral, inclusive com uma sala em Tamoios. Também foram firmados convênios com universidades locais para programas de estágio obrigatório, e parceria com instituições que vão doar álcool em gel para o serviço municipal de saúde de Cabo Frio.

“Entendo que uma nova gestão deva dar continuidade aos bons projetos que já estavam em curso, avançar naquelas demandas que existem e, ao mesmo tempo, investir em novas propostas que são apresentadas. Por isso, nestes primeiros 30 dias atacamos em três frentes que consideramos essenciais: a reorganização interna da Secretaria, os projetos que nos unem a outras Secretarias, e as relações institucionais que abrangem a área de atuação da Ciência e Tecnologia”, explica Rafael Peçanha.

Internamente, a secretaria-adjunta ampliou o horário de atendimento ao público, que passou a ser feito de forma integral, das 9h às 17h, sem intervalos; ampliou o atendimento da Secretaria aos moradores de Tamoios, com uma sala na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais; deu início ao processo de patrimonialização do setor, na medida em que 95% dos objetos e bens físicos da Secretaria não estavam registrados no patrimônio da Prefeitura; recuperou ferramentas físicas essenciais para o funcionamento do setor e que estavam em outros lugares, tais como impressoras e scanners; estabeleceu um calendário anual prévio do setor e reorganizou a equipe a partir de cinco eixos de trabalho fundamentais e com metas a serem alcançadas.

“Neste primeiro mês realizamos reuniões individuais com os representantes de todas as instituições conveniadas com a Prefeitura de Cabo Frio, como universidades, institutos e cursos técnicos, totalizando mais de 20 atendimentos. Conseguimos, por exemplo, a renovação do convênio de descontos para servidores municipais em cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá. Considero também um grande avanço a edição e publicação da Portaria 001/2021, sob a supervisão da Procuradoria do município, que marca o retorno dos estágios na Prefeitura, respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, além de estabelecer um sistema de transparência das vagas de estágio e permitir o preenchimento online de Termos de Compromisso de Estágio”, observa Rafael.

O secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia também aponta conquistas com o Instituto Federal Fluminense, com o a consolidação de parceria entre o IFF e a Secretaria Municipal de Saúde com a doação de álcool e máscaras do tipo face shield para a rede pública, que ocorrerá já nos próximos dias. Também em parceria com o IFF, foi definida a promoção de cursos gratuitos de qualificação em manipulação de alimentos e culinária para a classe trabalhadora, em virtude da futura reabertura do Café do Trabalhador; e o convênio entre IFF, Prefeitura e ITERJ com o objetivo de oferecer cursos de qualificação para a população quilombola.

Com a Universidade Federal Fluminense, a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia abriu uma parceria para criar um Núcleo Cooperado de Pesquisa, tendo em vista estudos e elaboração de produtos nas áreas de Turismo e Economia do Mar, ampliado com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Arraial do Cabo, deu-se início à formalização de parceria para a doação de álcool em gel para a rede pública de saúde, além de estabelecimento de outras ações, como convênio de estágio, testagem de água das praias, curso de qualificação em internet para servidores e alunos da rede pública municipal, banco de questões para estudantes de biologia se prepararem para o ENEM e outras provas da carreira, participação em futuras ações do Núcleo de Pesquisa em Inovação, parceria em interlocução com as empresas de ônibus para adequação dos horários e atendimentos das linhas de transporte público que levam alunos de Tamoios ao Campus em Arraial do Cabo.

Com a Universidade Estácio de Sá, foi promovida a renovação do convênio de descontos para servidores municipais em cursos de graduação e uma parceria com o Curso de Tecnologia da Informação para desenvolvimento de plataforma virtual gratuita, a ser doada à Prefeitura para preenchimento online de Termos de Compromisso de Estágio, que está em fase de elaboração.

O secretário Rafael Peçanha também aponta como ação de alcance a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria-Adjunta de Tecnologia da Informação e a ONG Dados do Bem, que está em fase de conclusão um trabalho de monitoração de testes de Covid-19 por aplicativo. Também participou de reunião com o prefeito José Bonifácio, com a Secretaria de Planejamento e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estabelecer Termo de Cooperação Técnica para a instalação de Centro de Educação Tecnológica em Tamoios, com estruturas da FAPERJ, FAETEC e CEDERJ.

“Com a Secretaria Municipal de Cultura iniciamos o desenvolvimento do Programa Cabo Frio Digital, que tem como objetivo levar internet Wi-Fi gratuita às praças do município. Outra ação importante que teve início nos primeiros 30 dias de governo é a realização do Vestibular do Servidor, em que a Universidade Estácio de Sá garantirá até 60% de desconto na matrícula para os servidores municipais em cursos de graduação”, explicou Peçanha.

Também na esfera pública municipal, a Secretaria- Adjunta de Ciência e Tecnologia firmou parceria com a Superintendência de Defesa Civil para o avanço na direção de programa de estágio não remunerado.

“Seguiremos trabalhando para avançar, priorizando as ações emergenciais ligadas à saúde, devido ao combate à Covid-19, mas também buscando a instauração de políticas públicas que prezem pela economicidade, gerando resultados eficientes para a administração municipal, através de parcerias com instituições públicas e privadas de ensino e empreendedorismo, além de outros setores e pastas do poder público municipal, investindo numa gestão transversal e transparente”, conclui Rafael Peçanha.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.