“Governo Presente” chega ao distrito de Tamoios nesta quarta (13)

O programa social vai levar serviços e ações socioculturais gratuitas à população

Tamoios é o próximo destino do programa “Governo Presente”. Os moradores do distrito poderão usufruir de serviços e ações socioculturais gratuitas nesta quarta-feira (13), no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius, das 9h às 15h.

Essa é a segunda edição do evento de iniciativa da Secretaria de Governo e organizado em conjunto com as superintendências LGBTI+ e da Juventude e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. A programação tem apoio de diversas secretarias municipais e empresas privadas.

Já estão confirmados os serviços de alistamento e emissão de documentos; corte de cabelos; emissão de currículos; trancistas; Banco Afro de Oportunidades com consultoria individualizada para elaboração de planos de ação no intuito de auxiliar empreendedores afro no início de seus negócios. Também serão distribuídas bolsas esportivas e cursos variados. Haverá emissão do cartão dignidade pela Auto Viação Salineira, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Lembrando que é preciso levar o valor de, no mínimo, R$20 para primeira recarga.

Na área da saúde, os serviços serão eletrocardiograma, aplicação de flúor, aferição de pressão e glicose; agendamento para realização de exame de preventivo; testes rápidos (Hepatites B e C, HIV e Sífilis); e atualização do calendário de vacinas de crianças e adultos, inclusive da covid e influenza.

Estarão disponíveis ao público, informações sobre o balcão de empregos municipal; PEP e PrEP; requalificação de registro de nascimento LGBTI+; registro de casamento LGBTI+; inclusão do nome social no RG ou CNH de pessoas TRANS e TRAVESTIS; suporte jurídico e psicológico LGBTI+ e vítimas de discriminação racial; e prevenção de doenças que afetam a população negra.

A Secretaria de Assistência Social levará ações da Superintendência da Pessoa com Deficiência, como solicitar os cartões Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA), de estacionamento e o Vale Social; orientação sobre pedido de cadeira de rodas e tecnologia assistivas; assessoria e acompanhamento de processos na rede pública à pessoa com deficiência.

No setor de Sub-registro, o morador poderá solicitar a segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. A Patrulha da Maria da Penha levará divulgação, conscientização dos serviços da Patrulha, incluindo escuta ativa e auxílio para casos de violência doméstica.

O Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) e a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres (Sudim) ofertarão orientação social e darão encaminhamentos para a rede de enfrentamento de violência e para atendimento nos CEAMs. O CRAS Tamoios prestará serviço de orientação do Cadastro Único e atendimento social.

A Fundação Leão XIII irá disponibilizar isenções para: habilitação para casamento; 2° de RG; 2° Via de Certidão de Casamento; 2° Via de Certidão de Nascimento; e 2° Via de Certidão de Óbito.

O Projeto Impulsionando Vidas ofertará oficina de arteterapia. A Ótica Inovence fará agendamentos para exame de vista; avaliação para óculos gratuita; e óculos a valor social. E o Colégio Novo Horizonte dará bolsas escolares e descontos.

O evento vai contar com a Batalha de TikTok para crianças de 6 a 12 anos. Uma competição que desafia os participantes a mostrarem sua criatividade e talento. Elas irão dançar as trends do momento da plataforma com direito a premiação de 1°, 2º e 3º lugar.

A equipe do Procon Cabo Frio vai levar informação jurídica e do Código de Defesa do Consumidor para sanar dúvidas da população.

A primeira edição do “Governo Presente” aconteceu no CIEP Brizolão 193 – Wilson Mendes, no Jacaré, no dia 02 de março. Na ocasião foram atendidas 340 pessoas. A próxima edição será no dia 26 março, no loteamento Monte Carlo, na região do Jardim Esperança.