Grupo Empresarial apresenta projeto para construção de um oceanário em Cabo Frio

Proposta contempla um Museu Marinho, espaço de convenções e Centro Gastronômico

Nesta segunda-feira (11) o prefeito José Bonifácio recebeu, no gabinete, um grupo de empresários que trouxe uma proposta de construção de um oceanário em Cabo Frio. Durante o encontro, que contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Juarez Lopez, e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Dhanyelle Garcia, entre outros participantes, foram discutidas as medidas burocráticas e legais para que seja dada entrada no processo, assim como o acompanhamento do projeto por técnicos ambientais.

De acordo com o projeto apresentado pelo Instituto Internacional de Pesquisas XMAR, o oceanário será instalado em uma área de 500mil m², com seis blocos, próximo à antiga Companhia de Salinas Perynas. A iniciativa privada contempla um centro de excelência no estudo, pesquisa e preservação da fauna e flora marinha, desenvolvendo centros de pesquisa e conservação da diversidade biológica. Originalmente o projeto conta com tanques multiusos, que podem ser utilizados para cursos de salvatagem e mergulho, além dos espaços para convenções, biblioteca, um Museu Marinho e do Pescador, auditórios para palestras e cursos e um Centro Gastronômico.

Reforçando a necessidade de retomar o desenvolvimento da cidade, o prefeito José Bonifácio destacou o relacionamento entre o poder público e as entidades não-governamentais e a importância do possível empreendimento em Cabo Frio.

“Precisamos trazer os empresários para conversar, para que seja feito investimento na cidade. Esse projeto para a construção de um oceanário em Cabo Frio terá a nossa atenção. Após a entrada do processo na Prefeitura dois técnicos ficarão encarregados de acompanhar os aspectos ambientais do projeto para que façamos tudo da forma legal e possamos seguir com ele”, disse o prefeito.

Segundo a apresentação do presidente do IIPXMar, André Reissinger, a construção do complexo tem objetivo de desenvolver, realizar e programar estudos, pesquisas e projetos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas educacionais, culturais e artísticas, além de desenvolver pesquisas de biodiversidade ambiental.

Também estiveram presentes na reunião Vitor Martim, procurador-geral de Cabo Frio; Alexandre Gontijo, presidente do Instituto de Eventos Ambientais (IEVA); Francisco Carrera, coordenador de biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – (SEAS); Roberto Senra, diretor de Planejamento; Luiz Antônio Dias, corretor de imóveis; Welson Cardoso, arquiteto responsável; Chiquinho Brazão, deputado federal; Luis Martins, deputado estadual e José Facury Heluy, conselheiro estadual de Cultura.

office 2016 kaufen

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.