Guarda Municipal e Detran fazem blitz educativa sobre o “Maio Amarelo” na Praia do Forte

As atividades referentes ao “Maio Amarelo”, mês de conscientização de motoristas e pedestres em relação às estatísticas de acidentes de trânsito, tiveram continuidade nesta terça-feira (28), em Cabo Frio, com a realização de uma blitz educativa na Praia do Forte, envolvendo agentes da Guarda Municipal, Detran e alunos do Colégio Estadual Miguel Couto.

Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres receberam panfletos com informações e orientações e fitinhas amarelas para serem amarradas às antenas e retrovisores.  A aceitação dos condutores foi imediata e muitos elogiaram a ação.

Alunos do Colégio Estadual Miguel Couto, que vêm recebendo aulas de agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio, com toda a parte teórica do curso de formação de condutores, de acordo com a resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito, que inclui a  educação para o trânsito na grade extracurricular do ensino público, fizeram as vezes de “agentes de trânsito”, abordando os motoristas e replicando o aprendizado recebido de forma voluntária pela Guarda.

“É muito bom a gente receber esses ensinamentos antes mesmo de ingressarmos em uma autoescola, pois a Guarda Municipal está formando jovens que serão motoristas muito mais conscientes, e a gente pode repassar aos nossos amigos que também repassam para os deles as orientações corretas para um trânsito mais consciente. Muitos motoristas se surpreendem quando repassamos algumas orientações que eles confessam que não sabiam, como o fato de não poder fumar ao volante”, afirmou Maria Luiza Oliveira, aluna do 3º ano do ensino médio.

O tema do “Maio Amarelo” deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”, e as atividades se estendem até fevereiro de 2020, quando o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – definirá o novo tema que começará a ser trabalhado em maio de 2020.

“Maio Amarelo”

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

O número de mortes no trânsito no Brasil tem se mantido em uma média de 40 mil por ano, incluindo capitais e cidades do interior. O objetivo do “Maio Amarelo” é promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.