Guarda Municipal realiza ação educativa em escolas de Cabo Frio

Agentes do Departamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal levaram o projeto “Por Mais Paz no Trânsito” para Centro Educacional Pinheiro Revelles nesta quinta-feira (5). A ação educativa oferece reflexões sobre cidadania, meio ambiente e legislação para os estudantes da rede pública e particular. Ao longo do dia vão participar da palestra 516 alunos.

O projeto contempla uma maquete de 49 metros quadrados e carrinhos feitos com material reciclado, além de semáforos, faixa de pedestre, entre outros elementos cenográficos que servem para simular situações reais de trânsito. A ideia é transmitir conhecimentos básicos de noções de trânsito e cuidado com o meio ambiente.

“O bom desse projeto é que os frutos começam a ser colhidos de forma imediata. Recebemos o feedback dos pais dizendo que os filhos passaram a cobrar mais deles algumas atitudes como usar o cinto de segurança, de não jogar lixo no chão, essas coisas. É gratificante saber que estamos ajudando na formação cidadã dos alunos”, ressaltou o superintende de Ensino da Guarda Civil Municipal, Douglas Ribeiro.

Para a diretora da escola,  Janaína Revelles, “foi gratificante ver os profissionais de trânsito se disponibilizando para orientar os nossos alunos sobre a Vida no Trânsito. Cada turma, em sua essência, recebeu uma explicação sobre como se comportar no Trânsito e auxiliar os seus responsáveis na conduta adequada com respeito à vida pessoal e a dos outros.  A continuidade para o bom progresso desta iniciativa certamente será vindoura através de conscientização, segurança, reeducação e prioridade no trânsito”.

Na segunda-feira (2) quem recebeu o projeto foram os alunos da Escola Municipal João Rocha, na Vila Nova. Na ocasião, 305 jovens participaram da ação educativa.