Ibascaf concede mais de 140 aposentadorias e pensões em sete meses de gestão

Doação de insumos, melhorias estruturais e na perícia médica, além da aquisição de equipamentos estão entre as principais iniciativas no período

Ao longo dos primeiros sete meses de governo, o Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores de Cabo Frio (Ibascaf) concedeu 146 benefícios, sendo 106 aposentadorias e 40 pensões. Do total de aposentadorias, 38 são referentes a processos instaurados entre 2016 a 2019. O resultado foi apresentado durante reunião de avaliação realizada esta semana pela presidência e a diretoria do Instituto.

Outra mudança significativa se refere à gestão da perícia para concessão de afastamento por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença). Até maio deste ano, tanto a instauração do processo quanto o agendamento e a realização da perícia eram de responsabilidade somente do Ibascaf.

Atualmente, devido ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado em junho deste ano entre o Ibascaf e a Prefeitura, o Instituto é responsável pelo agendamento e realização da perícia médica. Já a instauração do processo de perícia deve ser feita na Secretaria de lotação de origem do servidor.

Com a mudança, ganha o servidor, que consegue acompanhar o andamento do processo em sua própria Secretaria, e o município, que tem menos custos com a abertura dos processos e com o sistema de gestão de perícias.

“As avaliações periódicas são importantes porque é o momento em que todos os setores trocam experiências entre si, sugerem ajustes, caso necessário, e todos ficam cientes dos avanços em cada área. É uma oportunidade também de estabelecer ou reformular protocolos, de verificar que estratégia está funcionando, qual foi o retorno no período, se algo precisa ser ajustado. É uma reunião de extrema importância para o bom andamento da missão do Ibascaf”, afirmou o presidente do Instituto, Carlos Alberto Cardozo.

Além disso, nesse período o Ibascaf também elaborou estudo preliminar de viabilidade financeira e estrutural para reabertura do Programa de Assistência Médica aos Servidores Municipais (Pasmed), que foi entregue ao Executivo. O levantamento tem por objetivo auxiliar a gestão do prefeito José Bonifácio na tomada de decisões sobre o Pasmed.

MELHORIAS ESTRUTURAIS, TECNOLÓGICAS E DE DOAÇÃO DE INSUMOS

O Ibascaf também adquiriu novo servidor de rede com capacidade de dois terabytes e 32 gigas de memória RAM para atender às demandas da autarquia. Além disso, novos computadores estão em fase de aquisição pelo Instituto.

No início do ano, o Ibascaf também realizou a doação de insumos ginecológicos e odontológicos, entre outros, para a Secretaria de Saúde de Cabo Frio. Os materiais estavam estocados na sede do Pasmed, que foi embargado no governo anterior pela Defesa Civil por conta de problemas estruturais.

Além disso, está em andamento nas dependências da autarquia reparos para instalação da nova sala da Diretoria de Benefícios, que vai ocupar o antigo espaço que era utilizado pelo Pasmed. São executados serviços como reparo e pintura do teto, aplicação de seladora e substituição de seis placas de gesso; reparo e pintura de paredes; instalação de tomadas e de dreno de ar-condicionado e substituição do piso.

O reparo está amparado na dispensa de licitação fundamentada no inciso II do artigo 24 da Lei de Licitações 8.666/93. A estimativa é de que a manutenção seja concluída até a primeira quinzena de agosto.

Além do presidente do Ibascaf, Carlos Alberto Cardozo, participaram do encontro a diretora Administrativa, Carolina Stilpen; o diretor financeiro, Sebastião Gomes Rangel Júnior; o controlador interno, Daniel Soares; a diretora de Benefícios, Larissa Pacheco; a supervisora do RH, Carolina Braga; e os diretores jurídicos, Gabriel Luz e Eduardo Leal.