IBGE abre inscrições para 200 mil vagas para agentes e recenseador

Cadastros para o Processo Seletivo do Censo 2020 podem ser feitos até 24 de março

Estão abertas até o dia 24 de março as inscrições para o Processo Seletivo do Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que oferece 200 mil vagas temporárias. Os cargos são para agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS), ambos de nível médio, e para recenseadores, que exige nível fundamental. Os profissionais terão a missão de recensear todos os 71 milhões de domicílios, segundo o instituto.

O edital para os três cargos pode ser encontrado no site do IBGEAs inscrições devem ser feitas somente pela internet pelo site da organizadora do certame, a Cebraspe. As taxas são no valor de R$ 35,80 para cargos de nível médio e de R$ 23,61 para o recenseador. Os valores podem ser pagos pela internet, em qualquer casa lotérica ou agência bancária.

Também no site da organizadora os interessados vão encontrar links para baixar documentação para quem precisar de atendimento especial; para pedido de isenção da taxa de inscrição; para concorrer às vagas de pessoa com deficiência, entre outros.

De acordo com o IBGE, as vagas temporárias e os contratos têm previsão de duração de três meses, no caso do recenseador, ou de cinco meses para ACM e ACS, sendo 5.462 e 22.676 oportunidades, respectivamente, para os dois últimos cargos. A duração do tempo de trabalho pode ser renovável em caso de necessidade.

Em relação aos recenseadores, a remuneração será por produtividade de acordo com o número de domicílios visitados. No site do IBGE há um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

Provas em todo o território nacional
Ainda segundo o Instituto, as provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Os exames para ACM / ACS serão no dia 17 de maio com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Para recenseadores no dia 24 de maio será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.