Índice de infestação do mosquito da dengue cai em Cabo Frio

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Cabo Frio identificou o baixo risco de infestação do mosquito que é responsável por doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Essa é a terceira medição do LIRAa neste ano, que segue o calendário epidemiológico exigido pela Secretaria Estadual em Saúde.

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental percorreu 6.781 imóveis entre os dias 4 e 10 de agosto. Os dados apontaram focos do mosquito em 29 imóveis dos locais visitados, o que totaliza a infestação de 0,5%, um índice considerado de baixo risco, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.

O resultado desta medição coloca o município novamente no quadro de baixo risco. Em fevereiro, o município teve o índice de 0,5% e, em maio, de 1,2%. O objetivo do levantamento é o de direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. A próxima medição está prevista para outubro, entre os dias 13 e 19.

Apesar do baixo risco, toda a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito.

“Grande parte dos criadouros continua sendo encontrada dentro das casas, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros. A população tem que ter consciência dos riscos das doenças causadas pelo mosquito e sempre olhar os possíveis focos como o lixo, caixas d’água e qualquer outro local que possa ter acúmulo de água”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira.

Além desse levantamento, a Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio possui ações permanentes durante todo o ano. Os agentes do setor percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle e focos do mosquito e os criadouros predominantes. Na ação, são utilizados carros e motofogs que pulverizam repelente natural de citronela, uma planta que possui propriedades insetífugas, mantendo todos os tipos de mosquitos afastados.

A Vigilância atua ainda com a ação de educação em Saúde Ambiental por meio do Projeto “Para se Combater, temos que conhecer!” . A iniciativa leva palestras e atividades como laboratório itinerante e teatro recreativo para alunos das escolas públicas e particulares.

Sobre a LIRAa

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

O objetivo é que com a realização do levantamento as cidades tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

Os índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Entre 1 a 3,9%, estão em situação de alerta. Se o índice de infestação estiver acima de 4%, há risco de surto de dengue.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.