Resultado positivo se deve à ampliação do acesso aos testes, tratamentos e informações sobre a doença
O índice de óbitos fetais causados pela sífilis teve uma redução de 64,3% neste ano em Cabo Frio. Segundo a Secretaria de Saúde, a melhora no índice se deve à ampliação do acesso aos testes, tratamentos e informações sobre a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram realizadas capacitações da equipe de enfermeiros e médicos da rede municipal da Atenção Básica de Saúde, ações educativas para a população, reforço no acolhimento do paciente e descentralização da testagem e tratamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).
“A descentralização contribuiu para a adesão e continuidade do tratamento, principalmente porque as unidades de saúde passaram a realizar testes rápidos de diagnóstico da doença. Entendemos que a equipe da Estratégia de Saúde da Família de cada bairro, que atende o paciente na Atenção Básica, pode oferecer o acompanhamento e acolhimento necessários. A melhora na saúde começa com o cuidado na atenção primária”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.
No início do ano, o tratamento e acompanhamento eram realizados somente no Hospital Dia e no Hospital da Mulher. Com a ampliação, a população passou a ter acesso nas clínicas espalhadas pelos bairros, onde é feito todo o acompanhamento e a medicação é fornecida gratuitamente.