Candidatos têm até sexta-feira (7) para entregar ficha e documentos
Estão abertas, até sexta-feira (7), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para criação de cadastro de reserva, e contratação temporária, de 33 funcionários para os equipamentos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio. As inscrições são gratuitas, presenciais e estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social, das 9h às 16h.
O edital Nº 01/2021 está na edição Nº 188 do Diário Oficial, publicada na última sexta-feira (30). Alguns trechos foram alterados em uma errata na edição Nº 189, publicada na última segunda-feira (3). Ambos estão disponibilizados no Portal da Transparência no site da Prefeitura.
Segundo Kátia Macedo, responsável pelo edital e coordenadora-geral da Criança e do Adolescente em Cabo Frio, as contratações serão temporárias, com duração de até seis meses, podendo ser prorrogadas por igual período, apenas para suprir às necessidades excepcionais da pasta.
“De acordo com o edital, a classificação gera apenas uma expectativa de direito à contratação, que será feita de acordo com a necessidade da administração pública, obedecendo a ordem classificatória dos aprovados. Por isso os candidatos precisam ler atentamente todos os itens do edital”, destaca.
As inscrições tiveram início nesta quarta-feira (5). De acordo com o edital, das 33 vagas, 11 são para cargos de nível fundamental incompleto como auxiliar de serviços gerais (3), cozinheiro (4) e motorista (4). Para nível médio são 22 vagas, sendo duas de agente administrativo, 16 de cuidadores (sexo feminino e masculino) e quatro de orientadores sociais, todos com carga horária de 40 horas semanais. O candidato só poderá se inscrever em apenas uma dessas vagas.
Para o Ensino Superior são sete vagas no total, com jornadas de trabalho de 20 horas semanais: quatro para psicólogos, uma para pedagogo e duas para assistente social. Neste caso o candidato poderá se inscrever em até dois cargos de 20 horas semanais.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter o mínimo de 18 anos, estar quite com as obrigações militares (se for do sexo masculino) e ter a escolaridade exigida para o cargo de interesse. É preciso, ainda, estar devidamente regular no órgão fiscalizador da sua profissão.
Além disso, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida (disponibilizada na edição Nº 189 do Diário Oficial), juntamente com os originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, PIS/PASEP, CTPS, comprovante de residência, título de eleitor com comprovação de quitação eleitoral, certificado de reservista para candidatos do sexo masculino, declaração de escolaridade (documentos emitidos em papel timbrado pelas instituições de educação) e carteira e/ou cédula de identidade profissional do conselho específico (se o cargo escolhido tiver).
Também serão exigidos certificados de cursos, congressos, simpósios, seminários, oficinas, jornadas e palestras na área do cargo pretendido, comprovação de titulação, declaração de tempo de serviço, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos (se houver). Por exigência da Procuradoria Geral do Município, o edital também exige uma declaração redigida à próprio punho pelo candidato informando o não pertencimento ao grupo de risco da Covid-19.
“Além disso, tem o atestado de aptidão ocupacional, comumente considerado ‘exame admissional’, que será exigido apenas se o candidato for classificado e convocado”, destaca Kátia.
No Processo Seletivo serão avaliados e analisados os documentos enviados pelos concorrentes. A reprovação do comprovante de habilitação do cargo a que concorre, e do comprovante de titulação, são de caráter eliminatório. A pontuação de títulos referentes à formação acadêmica e a experiência na área pretendida são de caráter classificatório.
A divulgação da classificação preliminar sairá no dia 12 de maio. Após o resultado, os candidatos terão até 24h para entrarem com recurso. A publicação do recurso e a classificação final sairão no dia 19 de maio no Diário Oficial do município e nas dependências da Secretaria de Assistência Social.