Maior colônia de férias gratuita da América Latina alia diversão, prevenção a afogamentos e preservação ambiental
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj) lança, este mês, mais uma edição do Projeto Botinho. Maior colônia de férias gratuita da América Latina, o projeto acontece há 60 anos. Tradição do verão fluminense, o Botinho conta com parceria do Sesc Rio, e vai beneficiar adolescentes de 7 a 17 anos em todo o Estado.
As atividades acontecem entre os dias 16 e 27 de janeiro, na Praia do Forte, e na Praia de Santo Antônio, em Tamoios, e contam com exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros socorros, programações socioeducativas voltadas à educação ambiental e cidadania.
Os alunos serão divididos em três turmas, sendo elas Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. Ao fim de duas semanas, os participantes recebem um certificado e ainda fazem demonstrações do que aprenderam ao longo do curso.
As inscrições são gratuitas e acontecem presencialmente, nos dias 9 e 10 de janeiro, das 8h às 11h. Em Cabo Frio, as inscrições podem ser realizadas no 18º GBM, que fica na Avenida Nilo Peçanha, 256, e em Tamoios, na Avenida Beira-Mar, 311, em Santo Antônio.
Os responsáveis deverão apresentar a seguinte documentação nas unidades responsáveis pelos polos onde serão realizadas as aulas: Cópia da certidão de Nascimento; cópia de comprovante de residência; uma foto colorida 3×4; atestado médico original contendo os termos: “Está apto a realizar atividades físicas” (pode ser entregue no ato da inscrição ou no primeiro dia do projeto); ficha de inscrição (estará disponível nos locais de inscrição).