Instituto Médico Legal de Cabo Frio é reaberto

Após reforma, unidade volta a atender a cidade e municípios vizinhos

Cabo Frio, e cidades próximas, já podem contar novamente com os serviços prestados pelo Instituto Médico Legal (IML). Após cinco anos fechada, a unidade foi reinaugurada nesta sexta-feira (9) em cerimônia com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. A solenidade contou ainda com a presença de deputados estaduais, federais, secretários e demais autoridades municipais e estaduais.

Após reforma, adequação e composição do quadro técnico de servidores, a unidade foi reaberta para o atendimento à população. As intervenções foram financiadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em parceria com a equipe da Polícia Civil. Após a reinauguração oficial, o governador Cláudio Castro visitou as novas instalações da unidade e descerrou uma placa de entrega do instituto.

Reforçando a recuperação da dignidade e da humanização junto aos cabo-frienses, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a retomada do serviço.

“Na figura do governador Cláudio Castro, agradeço ao Governo do Estado em nome da população de Cabo Frio, e tranquilamente, em nome dos outros prefeitos das cidades que contam com esse Instituto Médico Legal. O momento da morte e do luto é uma das situações em que ficamos mais vulneráveis, pela perda de alguém. Reabrir essa unidade é garantir mais humanidade e dignidade para as pessoas que agora não precisarão se deslocar para cidades mais distantes para obter o serviço que é prestado pelo IML”, disse o prefeito José Bonifácio.

Em discurso, o governador Cláudio Castro destacou que parte do investimento para a reforma do IML de Cabo Frio veio da devolução de verbas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) ao Governo do Estado, e falou sobre o investimento na segurança pública.

“Neste momento de reinauguração do Instituto Médico Legal em Cabo Frio ouvimos sobre a entrega de dignidade à população, o que é verdade, mas precisamos destacar também o reforço e estruturação que estão sendo dados à Polícia Civil com a entrega desse importante equipamento de elucidação de crimes. Sempre defendi que temos uma polícia de inteligência, dedicada a solucionar crimes para que a impunidade não cresça, e por consequência, aumente a criminalidade. A reabertura desse IML representa ainda a política pública de combate aos crimes, baseada em soluções que não sejam as políticas de guerra em nosso Estado. Queremos que a polícia possa ter capacidade de investigação no Rio de Janeiro”, disse o governador.

O secretário estadual de Polícia Civil, Allan Turnowski, falou sobre a importância de retomar os serviços do IML e do compromisso de gestão junto aos municípios do interior.

“Ao assumir a Secretaria Estadual de Polícia Civil, um dos compromissos que o governador me passou foi a reabertura de todas as unidades do Instituto Médico Legal no interior do Rio de Janeiro. Essa missão foi passada exatamente para acabar com o sofrimento dos familiares que precisavam se deslocar até São Gonçalo. Começar por Cabo Frio me trouxe um sentimentos e entrega, que me traz uma sensação de casa, por estar em uma cidade que me recebeu tantas vezes. A Polícia Civil e a perícia se sentem fortalecidas, valorizadas, e o mais importante, a gente entrega uma obra para a diminuição da dor com os trâmites na hora do luto”, finalizou.