Jornada de Integração Cabo Frio – África começa na segunda-feira (24)

Programação realizada pela Prefeitura reúne cultura, história e promoção da igualdade racial

A partir de segunda-feira (24), a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar o evento pioneiro “Jornada de Integração Cabo Frio – África”. O objetivo é unir história, diversidade cultural, educação e busca pela igualdade racial.

O evento, que acontece até o dia 17 de julho, marca a relação entre Cabo Frio e os países de Angola e Cabo Verde, proporcionando trocas culturais e imersão no universo de cada localidade.

A programação será iniciada na sede da Prefeitura de Cabo Frio, às 10h, com hasteamento de bandeiras, e terá prosseguimento no Hotel Malibu com uma mesa de trabalho entre os consulados africanos, representantes da Coordenadoria-Geral da Igualdade Racial e das secretarias municipais de Cultura e Educação.

Entre os presentes estarão o cônsul-geral honorário de Cabo Verde, Pedro Antônio Santos, e o cônsul de Angola, Mateus de Sá Miranda.

Com o objetivo de estabelecer políticas públicas municipais voltadas para a promoção da igualdade racial, a programação vai abordar temas relevantes para a troca de experiências entre o município e os países africanos.

Definidas como co-irmãs, a relação entre Cabo Frio, Cabo Verde e Angola foi formalizada pelo prefeito José Bonifácio em janeiro de 2021, quando foi recebido pelos cônsules africanos no Rio de Janeiro.

“Desde janeiro estreitamos os laços entre Cabo Frio, Angola e Cabo Verde, buscando um intercâmbio cultural junto aos dois países. Em uma riquíssima programação, vamos promover essa troca de experiências, histórias e desafios que vivemos aqui em Cabo Frio e nossos co-irmãos na África”, disse o prefeito José Bonifácio.

Um dos destaques da programação desta segunda-feira será a cerimônia de instalação de uma Comissão Permanente para a implementação da Lei Federal Nº 10.639/2003, que inclui no currículo escolar o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Confira abaixo a programação completa:

JORNADA DE INTEGRAÇÃO CABO FRIO-ÁFRICA
24 de maio de 17 de julho de 2021

24/05 – segunda-feira
10h – Solenidade de recepção aos cônsules de Angola e Cabo Verde e hasteamento de bandeiras
Mesa de Trabalho com os consulados de Angola, Cabo Verde e representantes da Coordenadoria Geral para a Igualdade Racial e secretarias de Educação e Cultura

10h30 – Cerimônia de instalação da Comissão Permanente para implementação da Lei Federal Nº 10.639/2003, que inclui no currículo escolar o ensino de História e Cultura afro-brasileira

25/05 – terça-feira
14h30 – Painel “Africanidades”

31/05 – segunda-feira
10h – Painel “Ensino das relações étnico-raciais da Cultura Brasileira”

02/06 – quarta-feira