A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Seja Digital, está fazendo o agendamento para a retirada do kit composto por antena, conversor e controle remoto para a instalação da Tv digital. Tem direito ao serviço todos os beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal. A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.
Para receber as informações sobre a retirada do kit gratuito os interessados devem ir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município e na gestão do CadÚnico/Programa Bolsa Família na sede da Secretaria no Braga. De acordo com a coordenadora do CadÚnico/PBF no município, Raquel Maia de Azevedo, o beneficiário também pode fazer o próprio agendamento de casa, do trabalho, ou de onde estiver, diretamente no site Seja Digital (sejadigital.com.br/kit) inserindo o Número de Identificação Social (NIS) no local indicado, ou ligando gratuitamente para o número 147.
Através desse procedimento será gerado um protocolo e agendado o local com data e horário para a retirada do kit. Para buscar o equipamento o beneficiário deverá levar o número do NIS do Responsável Familiar (RF) e o número de protocolo gerado pelo site ou no atendimento por telefone. Vale lembrar que apenas o RF, ou um membro da família portando documento de identidade com foto, poderá retirar o kit.
Nos 59 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro onde o sinal analógico será desligado em 28 de novembro, já estão disponíveis cerca de 490 mil kits gratuitos. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.