Além do programa de transferência de renda, mais de 30 mil atendimentos socioassistenciais foram prestados à população
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou ao longo do ano passado mais de 30 mil atendimentos na rede municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mesmo em meio à pandemia, os serviços foram mantidos e prestados nos 13 equipamentos do município, com um trabalho voltado para o acolhimento e o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além do número expressivo de atendimentos prestados, o lançamento da Moeda Social Itajuru foi o grande marco de realização no primeiro ano do atual governo.
A Moeda Social Itajuru foi lançada pelo prefeito José Bonifácio no dia 29 de outubro, promovendo transferência de renda para famílias em situação de pobreza. Atualmente são 500 famílias selecionadas pelo CadÚnico recebendo 200 itajurus por mês, o equivalente a R$ 200.
A Moeda Social já movimentou mais de R$ 240 mil no comércio do Manoel Corrêa, que foi escolhido como bairro piloto. Neste ano, o projeto será ampliado para Boca do Mato, Monte Alegre e Rainha da Sucata.
“Dos quinhentos cartões, 98% têm mulheres como beneficiárias titulares. Cada beneficiário que está recebendo seu cartão não nos deve nada, é uma obrigação do governo e um direito de quem precisa. Depois de chegarmos ao bairro Manoel Corrêa, vamos expandir em 2022 a transferência de renda a novos locais que precisam desse aporte”, afirma o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.
ATENDIMENTOS NOS CRAS
Porta de entrada na rede, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cabo Frio registraram 27.148 atendimentos neste ano. As unidades são locais públicos localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.
Em Cabo Frio são 10 dispositivos distribuídos em áreas de abrangência em todo o território. Durante o ano foram realizados ainda 457 visitas domiciliares, concedidos 102 auxílios viagem, 307 auxílios funeral e entrega de 1.764 cestas básicas.
ASSISTÊNCIA ITINERANTE
A iniciativa Assistência Itinerante está levando diversos serviços, benefícios e ações instrutivas até as comunidades. Nas nove edições realizadas até agora, a população pôde usufruir de inúmeros serviços gratuitos. Ao todo, mais de 1.400 pessoas foram atendidas e beneficiadas com a ação social, que reuniu diversas secretarias municipais em bairros como Unamar, Santo Antônio, Jardim Esperança, Maria Joaquina, Jacaré e Manoel Corrêa, entre outros.
Sob a responsabilidade da Superintendência de Proteção Social Especial, foram realizadas 327 visitas domiciliares pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
BENEFÍCIOS SOCIAIS E ACOLHIMENTOS
Também foram aplicadas 645 medidas socioeducativas, 313 atendimentos via Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), 38 visitas domiciliares, 118 atividades on-line e quatro atividades ao ar livre, realizadas pelo Centro Dia. Na Casa de Passagem foram acolhidas 580 pessoas, já o Centro de Acolhimento Provisório recebeu 592 cidadãos.
REDE SUAS
Os equipamentos da Assistência Social compõem a rede Suas em Cabo Frio. Em caso de necessidade, a população conta com os serviços sociais nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casa de Passagem, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro Dia de Acolhimento.
OUTROS DESTAQUES
Entre outras ações de destaque estão ainda as abordagens sociais realizadas em diversos locais da cidade, o trabalho integrado para a oferta do serviço Patrulha Solidária, a realização da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, capacitações técnicas, atividades de combate à violência contra a mulher e a realização de 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, entre outras.