Livro “Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira” será lançado em Cabo Frio

Lançamento acontece na próxima terça-feira (22), às 18h, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, com entrada gratuita

O Mart vai receber, na próxima terça-feira (22), às 18h, o lançamento do livro “Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira”. Publicado pela Sophia Editora, e escrito pela professora Gessiane Nazario, a obra relata o episódio da proibição do ato de fumar cachimbo aos trabalhadores rurais da Fazenda Campos Novos, na década de 1950, o que desencadeou em um dos maiores atos de resistência da história da região.

A autora traça um cenário completo, do ponto de vista econômico e social de um período de mais de 60 anos, desde a compra de Campos Novos pelo industrial Eugênio Honold, até as consequências da Constituição Federal de 1988, já dentro do contexto de ressignificação da luta quilombola, em termos de busca por direitos da população negra descendente de escravizados.

Baseada na tese de doutorado do programa de pós-graduação em Educação da UFRJ, a obra faz uma ampla contextualização histórica da questão agrária e joga luz a passagens pouco contadas pela historiografia oficial.

Isoladamente, os acontecimentos que resultaram na rebelião dos quilombolas da Caveira denotaram a opressão pela qual sofriam, apenas pelo direito de existir por meio das suas tradições e cultura, mas, de modo geral, acenam para uma questão maior, que permeia toda obra: os conflitos fundiários.

A obra estará à venda no dia do lançamento. Quem deseja adquirir o livro, está disponível no site da Sophia Editora por meio do link: https://www.sophiaeditora.com.br/revolta-do-cachimbo-a-luta-pela-terra-no-quilombo-da-caveira.

A entrada é aberta ao público. O Mart fica no Largo de Santo Antônio, s/nº, no Centro, situado no Antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005