Mais médicos e melhor infraestrutura na Saúde marcam 1 ano de governo em Cabo Frio

Ações proporcionaram uma reestruturação dos serviços que ampliou e qualificou o atendimento nas unidades de saúde

O primeiro ano de governo em Cabo Frio foi marcado pela ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. Uma das grandes conquistas foi o aumento na cobertura das equipes de Saúde da Família, que passaram de 23 para 36 durante o ano, espalhadas por diversos bairros do município.

Além do aumento na quantidade de unidades, a gestão também completou 17 equipes que estavam sem médicos. Agora, todas são compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Para dar apoio técnico e pedagógico às equipes de Saúde da Família, a Secretaria de Saúde retomou a atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Tamoios e implantou outras estruturas de apoio para as regiões do Jacaré, do Tangará e da Praia do Siqueira.

A melhoria na Atenção Básica do município também aconteceu na infraestrutura dos prédios. O bairro Manoel Corrêa ganhou uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). A unidade funcionava anteriormente em um imóvel alugado, e agora passou a ter um prédio próprio, representando uma economia de R$ 36 mil por ano.

A nova unidade de saúde está localizada na rua Guiana, S/N, e passou a ser a sede, também, para a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Nautillus.

O prédio do antigo Centro Especializado de Fisioterapia e Odontologia (CEFOJ) do bairro Jacaré também foi reformado para ser o novo NASF do bairro.

A Prefeitura ainda conseguiu uma liminar na Justiça obrigando a empresa responsável pela construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Jardim Esperança, Reserva do Peró e Colinas do Peró a retomar as obras, que estavam paradas há quatro anos.

Em outra frente, o governo municipal implantou uma unidade de saúde especializada na atenção da população transexual. A iniciativa é mais uma ação para a promoção dos direitos básicos de cada cidadão cabo-friense aos serviços na rede pública. O ambulatório fica na Rua Leonor Fonseca da Costa, s/n, bairro Porto do Carro e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.

Todas essas medidas fizeram com que quase 80 mil pessoas passassem a ser atendidas na Atenção Básica no município, um aumento de quase 60% comparado a 2020.

SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO

Ao assumir em janeiro de 2021, a gestão atual da Secretaria de Saúde identificou filas de espera para consultas e exames desde 2018. Durante o ano foram realizados mutirões de diversas especialidades, como clínica médica, oftalmologia, otorrinolaringologia, ultrassonografia mamária. Também houve ações na zona rural e áreas quilombolas, para atender a demanda reprimida dos anos anteriores. Em um ano de governo, foram realizadas quase 100 mil consultas das mais diversas especialidades.

O Programa de Saúde da Mulher teve diversos serviços de saúde e atendimento retomados. Como por exemplo, a implantação, em junho deste ano, do atendimento de mastologia no município, que antes era oferecido somente por meio do TFD (tratamento fora do município). Os atendimentos acontecem no Centro de Saúde Oswaldo Cruz.

As gestantes de alto risco ganharam ampliação do atendimento ambulatorial para o Hospital do Jardim Esperança e também para Tamoios, além do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, que já acontecia. Para reforçar o atendimento, um novo aparelho de ultrassom foi instalado na unidade hospitalar, permitindo a realização de exames necessários para o acompanhamento das gestações.

O Protocolo de Sífilis foi mais um serviço implantado em todas as unidades de saúde da Atenção Básica. Essa ação proporcionou a redução dos 64,3% de óbitos fetais pela doença.

Além desse serviço, as testagens para doenças sexualmente transmissíveis para detectar HIV, hepatite B e C também foram ampliadas. Os exames podem ser feitos nas unidades de saúde, Hospital da Mulher, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS).

Outra novidade foi o funcionamento do número 192 para resgate de emergência domiciliar. A instalação do serviço representa um grande avanço no atendimento e na prestação do serviço de saúde em Cabo Frio e Tamoios, oferecendo facilidade no contato do cidadão com a Central Reguladora de Ambulância.

Além da implantação do novo canal de atendimento, a Prefeitura também aumentou em 100% o corpo técnico de enfermagem, e em 50% o número de enfermeiros. Agora a Central opera com 142 profissionais, sendo 42 socorristas, e conta com 3 ambulâncias para resgate, que fizeram 3.158 atendimentos desde fevereiro de 2021, outras 5 ambulâncias UTI e mais 13 básicas para apoio.

MAIS ESTRUTURA PARA O HOSPITAL DA MULHER

Pela primeira vez, desde que foi inaugurado, em 2002, o Hospital da Mulher ganhou o certificado de regularidade do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), e para garantir melhor atendimento às pacientes, também recebeu 98 equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar.

Foi implantada ainda uma equipe de enfermagem obstétrica para realização de parto humanizado na unidade. A Secretaria de Saúde também regulamentou o atendimento de doulas no hospital para oferecer o suporte físico e emocional às mulheres antes, durante e após o parto.

MAIS LEITOS E INFRAESTRUTURA NOS HOSPITAIS

A Prefeitura de Cabo Frio ampliou a infraestrutura do Hospital Municipal Otime Cardosos dos Santos, localizado no bairro Jardim Esperança. O local passou a contar com mais oito leitos de retaguarda.

O hospital passou a contar ainda com o serviço de emergência pediátrica, funcionando 24h para atender casos de urgência de crianças na região do Jardim Esperança.

PROGRAMA MELHOR EM CASA

O “Melhor em Casa” reforçou a diretriz do Governo Municipal em expandir a Atenção Básica e Domiciliar. Com ele, o município de Cabo Frio passou a contar com equipes de multiprofissionais para cuidar de pacientes em suas residências.

A equipe do Programa é formada por 23 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogo, assistente social e fonoaudióloga que atendem diariamente.

MAIS SERVIÇOS NA SAÚDE EM TAMOIOS

No primeiro ano de governo, a Prefeitura de Cabo Frio investiu em diversas ações com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde para a população de Tamoios. O distrito passou a ter atendimento de diferentes especialidades médicas, ofertas serviços para acompanhamento odontológico, além de melhorias da infraestrutura tanto no PAM de Santo Antônio como no Posto de Saúde de Unamar.

As gestantes passaram a ser acompanhadas com a implantação do serviço de ultrassonografia em Tamoios e atendimento de pré-natal de alto risco.

Foi implantado o Polo de Infectologia no PAM de Santo Antônio, que oferta, por livre demanda, testagem de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de oferecer assistência e acompanhamento aos pacientes e pessoas que tiveram contato com tuberculose.

Os moradores de Tamoios passaram a contar com acompanhamento psicossocial, além de atendimento para psiquiatria infantil, que está sendo realizado no Posto de Atendimento Médico (PAM), do bairro Santo Antônio.

TRANSPARÊNCIA E ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

A ampliação de canais de atendimento para levar mais informação, com mais facilidade e transparência para o cabo-friense, é mais uma das diretrizes do governo que foram executadas neste um ano de gestão. Em fevereiro foi lançado o Zap da Saúde, que já superou a marca de 4,7 mil contatos. O número (22) 99782-0945 funciona somente por mensagem de texto, e traz diversas informações sobre a vacinação contra o coronavírus em Cabo Frio, além de outras ações e notícias do governo municipal.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.