Mês do aniversário de Cabo Frio terá música, competições e chegada de Papai Noel

No mês em que Cabo Frio completa 403 anos de fundação, o calendário de eventos está repleto de atrações que vão movimentar diversos pontos como Tamoios, Peró e Centro. São feiras de artesanato, chegada de Papai Noel, Caminhos da História Especial, alvoradas, shows musicais, campeonatos esportivos e abertura do verão, entre outras atividades.

A programação começa já no dia 1º com a Arte na Praia, uma feira de artesanato que acontece até o dia 4, na Praça do Guta (em frente à Praia do Forte), das 10 às 23 horas. Organizada pela Casa de Artesanato de Tamoios, o evento terá barraquinhas com venda de vários objetos, artesanato local, espaço gourmet e oficinas.

Já no dia 11 o bom velhinho chega a Cabo Frio, antecipando as comemorações de Natal. A ação será promovida pelo Cabo Frio Convention & Visitors Bureau através de agência Tropic, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, através da Superintendência de Turismo Histórico e Social. Depois de se instalar, Papai Noel fará um passeio pela cidade: no dia 13 ele passa por Tamoios e depois pelo Centro do município.

Também no dia 13, data do aniversário de 403 anos de Cabo Frio, estão programadas missa solene, alvorada, shows musicais e uma edição especial do projeto Caminhos da História, com percursos a pé, de ônibus e de barco. De acordo com Rosemarie Teixeira, superintendente de Eventos da Secretaria de Turismo, “algumas atrações ainda estão sendo fechadas através do gabinete do prefeito porque dependem da confirmação de apoios e patrocínios. Mas a ideia é termos artistas locais se apresentando em shows musicais na Praça Porto Rocha e em Tamoios, valorizando nossa própria cultura”, explicou.

De 17 a 21 de novembro acontece o XVIII Sul-Americano de Va’a, que deve reunir cerca de 500 atletas de canoas havaianas no canto da Praia do Forte. São esperados competidores do Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Perú, Rapanui e Venezuela nas categorias Paravaa, Júnior, Open, Master 40 / 50 / 60 e 70, em canoas individuais, e canoas para seis remadores.

Já entre 23 e 25 tem o X Aloha Spirit Brasil, também na Praia do Forte, com competições nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman, Apneia e Beach Run. O campeonato será válido como etapa do Mundial de Stand Up Paddle, da Paddle League e deve reunir mais de 2500 pessoas entre atletas, equipes técnicas e amantes do esporte.

Nos dias 24 e 25 o Peró também terá uma série de atividades por conta da programação de Abertura Oficial do Verão, realizada pela Associação Comercial e Turística da Costa do Peró. E no dia 25 acontece o tão esperado hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró. Neste mesmo fim de semana Cabo Frio sedia o Encontro de Carros Antigos. O mês de novembro termina com uma Cantata de Natal na Praça da Melhor Idade, no dia 30.