Morro da Guia recebe ‘Pôr do Sol Histórico’ com poesias de Mario Quintana e tributo aos Paralamas

Na próxima sexta-feira (25), o Morro da Guia recebe mais uma edição do “Pôr do Sol Histórico”, a partir das 16h30. O projeto, que une música, poesia e história, é gratuito e aberto a moradores e turistas. As poesias do multifacetado jornalista, tradutor e poeta, Mário Quintana, bem como o som do pop rock nacional do Paralamas do Sucesso vão embalar o anoitecer desta edição.

O conteúdo histórico ficará por conta da história do sal e do processo de formação urbana e econômica de Cabo Frio no século XIX, passando ainda pela história da Ponte Feliciano Sodré. Já as poesias do gaúcho Quintana que foram escolhidas para o evento são “Deixa-me seguir para o mar”; “O tempo”; “Presença”; “O pobre poema”; “Relógio” e “Canção do dia de sempre”. A trilha sonora do encontro será “Aonde quer que eu vá”; “Lanterna dos afogados”; “Aquela lua”; “Cuide bem do seu amor”; “Uma brasileira”; “Óculos”; “Vital e sua moto”; “Alagados” e “Meu erro”.

“O sal em Cabo Frio foi muito além de uma força econômica, foi uma força cultural e de desenho histórico da nossa cidade. Boa parte do nosso desenvolvimento ao longo do século XX se deu na esteira da indústria salineira, desde sua profissionalização no final do século XIX. A História do Brasil se classifica em ciclos: pau-brasil, cana de açúcar, ouro e café, porém, Cabo Frio teve seu próprio ciclo econômico que moldou nossa história e se apresenta em várias paisagens das nossas terras”, explicou Pablo Magaton, um dos historiadores da equipe da Secretaria de Turismo.

O “Pôr do Sol Histórico” é realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês, na Praia do Siqueira e, na última, no Morro da Guia. As atividades são acompanhadas por historiadores da Superintendência de Turismo Histórico e Social. A primeira edição do projeto foi realizada em outubro de 2018, no Morro da Guia, que desde então abriga uma edição do projeto.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.