Motociclistas se unem em campanha contra uso de cerol

Cerca de 200 motociclistas participaram, nesta sexta-feira (7), da 8ª Motociata da Independência, promovida pelo Cabo Frio Motoclube. A concentração começou às 9 horas com um café da manhã na sede do grupo (Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, no bairro Braga, próximo à estrada para Arraial do Cabo), de onde saíram às 11 horas com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal em direção à Praia do Forte e outros bairros da cidade. Na volta, os participantes foram recepcionados com almoço beneficente e shows de bandas convidadas.

Realizada com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, a Motociata promoveu uma homenagem a motociclistas ilustres que se despediram no último ano. Telmo Moraes, do Expo Lendas do Surf (”Museu do Surf”), também foi lembrado pouco antes da oração que antecedeu a saída do passeio. “Telmo era do surf, mas sempre foi o apresentador oficial dos encontros de moto de Cabo Frio. Era uma pessoa muito querida que vai deixar saudades”, contou Marcelo Japão, presidente do Cabo Frio Motoclube.

Além de homenagens, a Motociata também abordou questões sociais através de campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis (doados pelos participantes) que serão distribuídos para entidades da cidade, e de conscientização sobre o perigo do uso do cerol de pipa.

“Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), em 2010, revela que no Brasil acontecem mais de 100 acidentes por ano com linha de cerol. Deste total, 50% das vítimas sofrem ferimentos graves, e 25% são fatais. Em dados atuais, estimamos que o número de acidentes causados por linha com cerol passe de 500 anuais, mantendo-se a mesma proporção de 2010”, explicou Japão.

O motociclista alerta, ainda, que de acordo com a Lei Estadual Nº 7.784/2017, é proibida tanto a fabricação como a venda e uso pessoal de cerol (substância constituída de vidro moído e cola). A mesma Lei também veda a fabricação, comercialização e uso de linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), ou de qualquer produto utilizado para soltar pipas e que possuam elementos cortantes em sua composição. O descumprimento dessas determinações é considerado crime passível de punições.

A Motociata reuniu dezenas de grupos de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro, entre eles o Lobo Solitário (Iguaba Grande), Corsários (Arraial do Cabo), Street Riders (Cabo Frio), Bodes do Asfalto (núcleo Região dos Lagos), Livres Para Voar (Petrópolis), Faca na Caveira (Rio de Janeiro), Simetria Perfeita (Cabo Frio), Zero Um (Cabo Frio), Diveneta (Cabo Frio), Road Biker (Cabo Frio), Pé na Estrada (São Pedro da Aldeia), Águias do Litoral (São Pedro da Aldeia), Guardiões do Vento (Iguaba Grande), Irmandade do Dragão (São Pedro da Aldeia), Jaguar do Asfalto (Rio das Ostras), Rota 101 (Cabo Frio) entre outros. A programação com shows segue até o fim do dia.