Pra ver a banda passar

É tradição em Cabo Frio. Há 81 anos, todo dia 7 de setembro, data em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, a banda da “Sociedade Musical Santa Helena”,  passa pelas ruas do Centro da cidade tocando canções, resgatando memórias e emocionando a população cabo-friense. E nesta sexta-feira (07) não foi diferente. Embalados pela celebração do 81º aniversário, a banda saiu da sede, que fica na rua 13 de Novembro em direção ao cemitério “Santa Izabel”, onde parou pra homenagear ex-músicos, diretores e amigos.

Antes da saída, membros da diretoria e convidados fazem o hasteamento das bandeiras. No caminho, funcionários e clientes dos poucos comércios abertos devido ao feriado, iam para frente dos estabelecimentos para admirar os músicos. Nas casas, pessoas acenavam das sacadas e nas ruas o povo registrava e aplaudia a banda. Célio Mendes Guimarães, membro da diretoria e filho do fundador da “Sociedade Musical Santa Helena” (Clodomiro Guimarães de Oliveira), segue à frente dos instrumentistas,  orgulhoso do legado deixado pelo pai. “Lembro-me de quando tinha 8 anos de idade, eu levava lanche para meu pai na sua barbearia para que em seguida, ele fosse lecionar para os  músicos. Me sinto feliz em ver que a bando criada por ele, completa hoje 81 anos de história. Outros três conjuntos surgiram da Sociedade, mas nenhum outro existe há tanto tempo” – fala Célio.

A banda “Santa Helena” é realmente sinônimo de tradição. O maestro Jessé Correa de Menezes Filho, herdou do pai o nome e também a batuta. O pai era maestro antes dele e ensinou ao filho tudo o que sabia para estar a frente dos músicos. “Sou privilegiado por ter essa herança musical do meu pai e espero poder ensinar também ao meu filho” – diz o maestro.

Para dar sequência ao legado, novos instrumentistas são convidados para integrar o grupo. Rebeca Gonçalves é a única representante do sexo feminino na banda e chama a atenção em meio a tantos homens ao tocar seu clarinete. “Há aproximadamente 5 anos recebi o convite para fazer parte da “Sociedade” e me senti honrada. Sempre que cruzamos as ruas da cidade tocando, lembro da minha infância, do quanto admirava os músicos e de quando iniciei na música” – conta Rebeca.

É a paixão pelas canções e o amor por Cabo Frio que move os componentes do grupo. Todos exercem suas funções e recebem em troca somente a admiração do público. “Apesar de não termos fins lucrativos, levamos a sério o que fazemos e somos muito comprometidos com esse trabalho. Comecei a tocar com 15 anos e ingressei na “Sociedade Musical Santa Helena” por causa da adimiração da minha esposa e é por ela que dou sequência a esse legado” – relata o presidente “Sociedade”, José Vieira.

Sobre a “Sociedade Musical Santa Helena”

A Sociedade Musical Santa Helena foi fundada em 07 setembro 1937, por Clodomiro Guimarães de Oliveira e um grupo de músicos. Desde então a banda presta serviços à Cabo Frio contribuindo para o engradecimento social e cultural, participando de eventos cívicos do município, nas festividades religiosas e eventos diversos.

Além das apresentações, são oferecidas aulas de música gratuitamente, que acontecem de segunda a sexta-feira, às 18h, na sede da Sociedade Musical Santa Helena.

Atualmente a banda conta com 25 músicos e tem como presidente, José Vieira. A sede da Sociedade Musical Santa Helena fica na rua 13 de Novembro, número 282, no Centro de Cabo Frio.

 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.