No Dia Mundial da Saúde Bucal, Cabo Frio destaca reestruturação nos serviços odontológicos

Prefeitura ressalta os avanços obtidos nesta especialidade no município

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março), a Prefeitura de Cabo Frio divulga os resultados dos investimentos realizados para promoção dos serviços odontológicos no município. Segundo a Secretaria de Saúde, ao assumir a gestão, foi identificada falta de infraestrutura nos consultórios odontológicos, como escassez de insumos e cadeiras sem funcionamento.

Para recuperar a capacidade de atendimento, as equipes da pasta organizaram os processos licitatórios de compra de materiais e reestruturam as unidades. O secretário de Saúde, Janio Mendes, e o coordenador de Saúde Bucal, Alexandre Guerra, promoveram ainda o alinhamento entre os profissionais de saúde e auxiliares para ampliar a oferta deste serviço para a população.

O resultado já pode ser visto nos números de atendimento: em média, 1.300 pessoas recebem tratamento dentário pela rede municipal. Atualmente, o município dispõe de 15 Estratégias Saúde da Família (ESF); duas Unidades Básicas de Saúde com serviços odontológicos. A Casa da Criança e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz têm atendimento exclusivo em odontopediatria. Há ainda atendimento no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança; no PAM de Santo Antônio; além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O município oferta ainda a especialidade de Bucomaxilofacial no Hospital São José Operário e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O coordenador do setor, Alexandre Guerra, destaca a importância do Dia Mundial da Saúde para abordar o tema e ressalta a conscientização para os cuidados preventivos de cada paciente, para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade.

“O dia de hoje é exatamente sobre manter a saúde oral em dia. Os hábitos saudáveis relacionados à dieta, prevenção e cuidados com o bem-estar dos dentes, gengivas, língua e a saúde do corpo de modo geral, é a principal medida para evitar agravamentos e medidas mais invasivas. A melhoria na infraestrutura do serviço que estamos realizando anda em consonância com as ações de orientação sobre a importância de cuidados preventivos da saúde oral. Por isso, temos realizado também atividades orientativas para a população”, explica o coordenador de Saúde Bucal.

O secretário de Saúde, Janio Mendes, destaca o comprometimento da equipe para o resultado alcançado.

“Parabenizo o empenho de cada profissional dispensado nos atendimentos. Esse primeiro resultado alcançado é fruto, principalmente, desta dedicação. Entendemos que somos pessoas cuidando de pessoas. Por isso, para avançarmos, foi primordial escutar e acolher cada servidor. Sabemos que ainda tem muito mais por vir. Agora, o próximo objetivo é seguir com o plano de metas que inclui levar o CEO para Tamoios e ampliar a rede odontológica”, conclui Janio.