Cabo Frio disponibiliza sete mil vagas na Rede Municipal de Ensino

Começa nesta quinta-feira (22), às 9h, o período de pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 28 (quarta-feira), exclusivamente pelo site http://prematricula.semecabofrio.rj.gov.br/. Para o ano letivo de 2018 a Secretaria de Educação oferece cerca de sete mil vagas, distribuídas em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Deste total, três mil destinam-se às turmas de creche e pré-escola.

Começam os preparativos para 28ª Semana Teixeira e Sousa

Ao acessar o sistema, o responsável deve clicar em “Inscrição” e informar o nome completo e data de nascimento do aluno. Em seguida, deverão ser informados o segmento, ano escolar, turno pretendido, e a opção “pesquisar escola” deve ser escolhida. Aparecerão todas as unidades escolares que oferecem vagas no ano escolar pretendido. Conforme as vagas vão sendo preenchidas, as escolas deixarão de aparecer no sistema. Feita a escolha da escola, deverão ser preenchidas informações de endereço, inclusive com o CEP, e os dados do responsável, incluindo o CPF e telefones. O comprovante de inscrição deve ser impresso para ser levado à escola para a efetivação da matrícula. No caso da Educação Infantil, pela data de nascimento, o sistema já fará o direcionamento para as creches e pré-escolas que oferecem o ano escolar adequado à faixa etária.

A vaga só estará garantida com a efetivação da matrícula na escola escolhida, mediante a entrega dos documentos listados no protocolo de inscrição, no período de 5 a 9 de março. Para matrículas por transferência será exigida a apresentação do histórico escolar ou documento comprovando que o mesmo foi solicitado à escola de origem, devendo constar o ano de escolaridade concluído. Considerando que o ano letivo de 2017 não foi encerrado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Cabo Frio, a confirmação da matrícula, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, ficará condicionada ao resultado de aprovação do aluno.

Encerradas as fases de pré-matrículas na internet e de efetivação de matrículas nas escolas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas nas próprias unidades escolares, exceto às destinadas à creche, que obedecerão à lista de espera. A lista de espera será gerada pelo sistema, a partir do dia 12 de março de 2018.

Para candidatos com deficiência será disponibilizada uma vaga por turma no ensino regular. O laudo que ateste sua deficiência deverá ser apresentado no ato da efetivação das matrículas na unidade especificada no protocolo gerado pelo sistema de pré-matrícula.

As escolas municipais Arlete Rosa Castanho, Professor Renato Azevedo e Nilo Batista, em função de suas especificidades, oferecerão matrícula nas próprias unidades a partir do dia 5 de março de 2018, de acordo com os critérios previstos em seus Regimentos Internos.

Ensino Médio

As vagas remanescentes no 1º ano do Ensino Médio serão disponibilizadas na própria unidade escolar, a partir de 19 de fevereiro, somente para alunos oriundos da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, não fazendo parte desse processo de pré-matrícula on-line. Já a matrícula para as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio será realizada, após processo de pré-matrícula, de acordo com a disponibilidade de vagas, nas seguintes escolas: Colégio Municipal Rui Barbosa, Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Centro Municipal de Educação Professora Marli Capp.

EJA

Para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o aluno deverá comprovar no ato da matrícula ter idade mínima de 15 anos completos para matrícula no Ensino Fundamental ou idade mínima de 18 anos completos para matrícula no Ensino Médio. As unidades escolares que oferecerão vagas para as Fases do Ensino Fundamental são: Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt (Fases I a IX), Escola Municipal Prof. Edilson Duarte (Fases I a IX) e Centro Educacional Municipal Prof.ª Marli Capp (Fases I a IX). Ao efetuar a matrícula, os alunos que pleiteiam cursar a fase III da EJA, no Ensino Médio, deverão assinar termo afirmando ciência da extinção dessa fase, a partir do término do 1º semestre do ano de 2018, na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio.