O prefeito em exercício de Cabo Frio, Aquiles Barreto, esteve reunido com representantes de associações e empresários locais nesta quarta-feira (30) para apresentar um projeto de instalação de um Polo Industrial em Tamoios. Pelo projeto, uma área de 30 mil metros quadrados poderá ser destinada para a instalação de empresas. Entre os interessados estão empresários do setor de fabricação de móveis.
Prefeitura começa a transmitir licitações ao vivo na
internet
Educação abre processo seletivo interno para Salas de
Recursos
“A questão do polo industrial sempre foi muito discutida na cidade e a nossa proposta é acelerar esse processo para que o município avance economicamente”, disse Aquiles.
Segundo o coordenador de Planejamento, Paula Massa, o primeiro passo é a definição da área para a formulação do edital, onde as empresas vão concorrer para a ocupação do espaço. “Estamos identificando os terrenos no primeiro e segundo distritos para distribuição desses polos. A ideia é fragmentar por áreas: indústrias em um lugar, setor náutico em outro, e por aí vai. Primeiro vamos encaminhar a proposta relacionada a este terreno em Tamoios. O plano é instalar seis empresas com 5 mil metros quadrados para cada uma”, afirmou.
Ainda de acordo com o projeto, a Prefeitura poderá oferecer incentivos fiscais para a instalação de empresas no Polo Industrial. Impostos como IPTU e ISS poderiam ter descontos por um período determinado. O projeto de lei para regulamentar a criação do polo está sendo formulado para encaminhamento à Câmara Municipal.
“Acredito que o polo vai gerar muito emprego e renda, além de descentralizar o setor econômico da cidade”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cabo Frio (Acia), Eduardo Rosa.
Já o empresário Ricardo Guadagnin afirma que o polo vai ajudar na expansão das empresas. “Estamos nos preocupando em tirar as empresas da cidade que estão em zonas urbanas para colocá-las em áreas mais apropriadas. As empresas nessas áreas poderão também expandir os seus negócios em termos de logística e infraestrutura, dando retorno econômico e desenvolvimento à cidade”, comentou o empresário.