A Coordenação do Programa de Saúde Mental de Cabo Frio promove nesta quarta-feira (31), às 10h, festa dos aniversariantes do mês com tema sobre o Carnaval. O encontro, que será na unidade do Braga, é direcionado a todos os atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps): Caps II, Caps Álcool e Drogas (AD) e Caps i (infantil). Atualmente, cada centro possui, em média, 1.500 pacientes cadastrados, e o Caps i conta com cerca de 120 crianças cadastradas.
SAIBA MAIS:
Quase duas mil doses de vacina são aplicadas em Cabo Frio no Dia D contra a febre amarela
“Janeiro Branco” leva conscientização sobre saúde mental para a população
De acordo com a direção, parte da Rua General Alfredo Gomes Martins, em frente ao Caps, será fechada a partir das 8h. Diversos parceiros estão colaborando para que a Coordenação-Geral consiga realizar o evento. A festa temática terá carros de som, apoio dos organizadores do movimento Bike Night e da rainha do Carnaval cabo-friense Nilma Oliveira, que emprestará vários de seus itens momescos para os pacientes se produzirem. Haverá ainda parcerias para as comidinhas, bolos e bebidas.
“O Programa trabalha na linha da inclusão, e participar das atividades que acontecem na cidade ou no calendário fixo faz parte dessa estratégia. Temos que aprender a conviver com as diferenças, e nossos pacientes são um marco dessas diferenças. São pessoas que precisam estar no convívio junto com a sociedade”, ponderou a psicóloga Sandra Aquino, coordenadora do programa em Cabo Frio.
Os Caps são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos entre outros especialistas. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta, das 8h às 17h.