Semana Santa será celebrada com missas e procissões em Cabo Frio

A peregrinação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo o Cristianismo, serão celebradas com missas e procissões em Cabo Frio. A programação da Semana Santa é promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção e tem o apoio operacional da Prefeitura.

SAIBA MAIS

A celebração da Via Sacra é já é celebrada na cidade desde o fim de fevereiro, com subidas ao Morro da Guia, às sextas-feiras, para meditação sobre as 14 estações sobre os dolorosos passos de Cristo do Pretório ao Calvário.

Já programação da Semana Santa começa no sábado (24) com uma celebração específica para as crianças às 16h, na Matriz Auxiliar. A celebração explica o passo a passo da  Semana Santa, desde a entrada de Jesus em Jerusalém e Sua ressurreição. Neste dia não haverá Santa Missa às 20h nem na Matriz Auxiliar, nem nas comunidades.

A programação segue no domingo (25) com a Procissão de Ramos, que  tem o início na Santa Missa das 8h, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a bênção dos ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar. Também haverá bênção dos ramos nas Missas das 18h e 20h.

Na segunda-feira Santa (26), às 20h, acontece a Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha. Com o apoio de um grande elenco, a procissão vai relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecem em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e no Largo Santo Antônio.

Na quarta-feira Santa (28), às 19h, a Procissão de Nossa Senhora das Dores irá fazer uma reflexão sobre as sete dores de Maria pela morte de Jesus. Na quinta-feira Santa (29), às 20h, a Matriz Auxiliar realiza a Santa Missa da Ceia do Senhor– lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. Haverá vigília durante toda madrugada. Às 5h haverá o Ofício de Trevas, dando conclusão a Vigília Eucarística.

Na sexta-feira Santa (30), acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 9h. A Celebração da Paixão do Senhor acontece 15h e às 17h As Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. Já a tradicional encenação da Paixão de Cristo não será realizada este ano. No sábado (31), às 19h, será celebrada a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. As missas no domingo de Páscoa (01/04) serão às 10h, 18h e 20h.