Teatro Municipal sedia IV Conferência Municipal de Cultura

Nesta quinta-feira (3) acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb a IV Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio. O credenciamento acontecerá das 10h às 14h30, e o evento das 14h às 20h com posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura da cidade, eleitos durante o IV Fórum Municipal, realizado na última sexta-feira (20). Ao todo foram eleitos nove conselheiros titulares (mais nove suplentes) para o biênio 2018/2020, além dos representantes do Governo Municipal.

SAIBA
MAIS:

Moradores da Praia do Siqueira recebem a próxima edição do Busão da Cultura

Editais de nomeação de membros e Regimento Internno da Conferência de Cultura

Moradores do Parque Eldorado II recebem o Busão da Cultura

Segundo o Ministério da Cultura, as Conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações à serem aplicadas e desenvolvidas. O Poder Público é responsável pela convocação, regulamentação e realização da Conferência de Cultura. Sobre isso, o secretário municipal de Cultura, Ricardo Chopinho, lembra que o município obedeceu todos os critérios estabelecidos pelo MinC, inclusive no que diz respeito à eleição dos novos conselheiros da Cultura.

“A comissão organizadora do Processo de Eleição do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio foi instituída conforme a Portaria Secult 1/2018 publicado em 22 de março de 2018, em razão do IV Fórum Municipal de Cultura, publicizado através do Decreto nº 3/2018,l  afixado na sede da Secretaria de Cultura, na sede administrativa do Distrito de Tamoios, bem como através da publicação no site oficial da Prefeitura Municipal e no jornal que publica os decretos oficiais do Governo. Todo o processo foi organizado, programado, acompanhado e promovido de forma transparente, impessoal e moral, de modo a assegurar o acesso e a isonomia de todos os participantes, candidatos e eleitores”, garantiu.

De acordo com o edital, o prazo de inscrição dos candidatos terminou no último dia 6, e a lista dos considerados aptos (e inaptos) foi disponibilizada no site da prefeitura desde o último dia 9 de abril. A apuração dos votos aconteceu no mesmo dia da eleição, também conforme edital. Por lei, o Conselho deve ser paritário, tendo o mesmo número de representantes do Governo Municipal e da sociedade civil. Desta forma, serão empossados nesta quinta-feira, como representantes titulares do governo, Ricardo Borges Chopinho, José Antônio Odilon, Gilmara bandini da Costa Ramalho, Clotilde Pinho Fiuza, Robinson Lage dos Santos, Fabíola Martins Bleicker, Cristiane Bento Zotich da Silva Lambru Ribeiro, Josias da Rocha Medeiros e Lúcia Pinto de Oliveira, e pela sociedade civil, Valéria da Silva, Dandara Araújo Gomes Melo, Manoel Placido de Freitas Neto, Felissimo Batista Chaves, Christiane Maria Rosa dos Santos, Marcio Cesar do Nascimento, Rodrigo Araújo Moura de Carvalho, Pedro Loiola de Souza e Wagner Rago da Costa. O Regimento Interno da Conferência e a relação completa de conselheiros está disponível no site da Prefeitura através do link https://bit.ly/2HERu8f