Ordenamento da Praia do Forte é tema de reunião

A Prefeitura de Cabo Frio, representada pelas secretarias de Desenvolvimento da Cidade, Meio Ambiente, Ordem Pública, Coordenadoria de Posturas e Comsercaf, promove nesta quinta-feira (17) uma reunião com Sindicato dos Ambulantes e donos de barracas e quiosques para definir as diretrizes para o ordenamento da Praia do Forte no verão 2019/2020, além da adequação ao Projeto Praia Limpa do Ministério Público Federal. O encontro vai acontecer às 16h, na sede da Ordem Pública.

Esse é o segundo encontro e vai tratar de ações pontuais, tais como a destinação dos cocos comercializados nas areias. A ideia é que os próprios fornecedores de coco se responsabilizem pela coleta.

O primeiro encontro sobre o tema foi realizado na segunda-feira (14), a pedido do procurador federal Leandro Mitidieri. Ficou acertado que cada barraca deverá ter uma lixeira de grande porte, além de fornecer lixeiras para cada jogo de mesas e cadeiras, fixando ainda cartazes e adesivos conscientizando sobre a importância de manter a praia limpa.

Foi discutida também a redução do número de barracas, mesas e cadeiras que cada pessoa autorizada terá direito, além da forma de trabalho dos ambulantes.

“Esta iniciativa do Ministério Público corrobora com a intenção da Prefeitura em concretizar o ordenamento da Praia do Forte. Cada barraca comercial ficará responsável pela limpeza do seu perímetro, sob pena de perder a concessão e os ambulantes terão que trabalhar rigorosamente dentro das normas já estabelecidas”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

“Primeiro estamos trabalhando a conscientização dos frequentadores das praias para que cada um cuide do seu lixo, principalmente os comerciantes. Se eles lucram com sua atividade e produzem lixo como consequência, eles devem também arcar com o ônus da limpeza do espaço e da destinação correta. Nossa intenção é criar um ciclo virtuoso a partir dessa conscientização, envolvendo o poder público, que deve dar condições para que o lixo seja recolhido com maior regularidade e dar a destinação correta, evitando o acúmulo de resíduos e mantendo as praias limpas”, afirmou o procurador da República, Leandro Mitidieri.

O Projeto Praia Limpa foi criado pelo Ministério Público Federal e tem como objetivo o combate ao lixo nas praias, com o envolvimento do Poder Público, dos donos de quiosques e ambulantes na limpeza da área que ocupam e na destinação final dos produtos que vendem.

A Secretaria de Ordem Pública fica na Rua Governador Valadares, 326, em São Cristóvão.