Outubro Rosa é celebrado no ESF do Jardim Caiçara


O Programa Estratégia em Saúde da Família (ESF), do Jardim Caiçara, vai realizar nesta quarta-feira (16), das 8h às 16h, uma série de atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. Serão ofertados atendimentos médicos, palestras informativas e educativas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, além de dança, música, sorteios e lanches. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Os atendimentos médicos oferecidos serão renovação de receitas, pedido e autorizações de exames, inclusive de mamografia, tratamento odontológico, aferição de pressão, medição de glicose, preventivo (para mulheres previamente agendadas), entre outros serviços. É importante destacar que todos esses serviços acontecem com regularidade na unidade. São esperadas cerca de 500 mulheres no evento.

“Vamos fazer um dia atividades para as mulheres se cuidarem. Queremos mostrar que o ESF não é só um local que recebeu decoração rosa, tema da campanha, mas que existe uma equipe com vontade e disposição para ajudar na prevenção do câncer”, explicou a diretora da unidade, Stela Kalil.

Número de novos casos ainda é grande

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019. A prevenção é grande aliado no combate à doença e, de acordo com especialistas, quando o tumor é diagnosticado precocemente, nos estágios iniciais da patologia, o tratamento é mais efetivo.

Os sintomas do câncer de mama incluem nódulo na mama, na região embaixo dos braços ou no pescoço; secreção espontânea de líquido pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer e pode envolver quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.

Autoexame
O autoexame de mama deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

SERVIÇO
Outubro Rosa
Local: ESF do Jardim Caiçara
Endereço: Rua Inglaterra, 478, Jardim Caiçara (ao lado da praça do bairro)
Horário: das 8h às 16h
Atividades: palestras, exames, atendimento médico entre outras atividades.

Comentários Facebook

DestaqueNotíciasSaúde

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE