Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado terá nova sede

Espaço foi desapropriado e já está recebendo mutirão de limpeza para também abrigar diversos setores do governo municipal

Área de importante interesse ambiental em Cabo Frio, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado terá a nova sede. O local, que fica em Tamoios, foi desapropriado e será sede da unidade de proteção ambiental e de alguns setores públicos, com destaque para a fiscalização ambiental, Guarda Civil Municipal, um destacamento da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) entre outros serviços.

As primeiras ações de revitalização da área foram acompanhadas nesta sexta-feira (26) pelo prefeito José Bonifácio, pela vice-prefeita Magdala Furtado e pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, entre outros representantes do governo municipal.

Oficializando a desapropriação da área que antes sediava a Associação dos Funcionários do Banerj (Abanerj), o prefeito José Bonifácio assinou no último dia 19 o Decreto Municipal nº 6.457/2021 que repassa à Prefeitura a responsabilidade pelo local, assim como permite o uso do espaço de acordo com as necessidades municipais.

Com cerca de 15mil m², o Parque Natural está recebendo ações de capina, varrição, retirada de entulho e demais atividades de limpeza e ordenamento. Todo o espaço está sendo atendido por diversas equipes municipais, com objetivo de deixar o local apto à reabertura e funcionamento.

Cumprindo mais um compromisso firmado em campanha, o prefeito José Bonifácio comemorou a nova utilização que será dada ao espaço. De acordo com o chefe do executivo cabo-friense, o local será uma nova área de convivência, além de abrigar sedes do poder municipal.

“O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado passa a ter uma sede com boa estrutura. Fizemos uma desapropriação amigável e hoje estamos assumindo a posse dessas instalações. Eu e minha vice-prefeita, Magdala, teremos gabinetes aqui dentro, assim como as instalações da sede que estão fora do Parque e outras dependências da Prefeitura que virão pra cá. A partir de agora faremos a demarcação e o cercamento de todo o perímetro do Parque”, disse o prefeito, ressaltando ainda a importância de investir em educação ambiental.

“Vamos trazer os jovens, estudantes, as crianças para ter noção desse local, ter uma educação ambiental, para que aqui também seja espaço do conhecimento, saber e da valorização da natureza. Assim como fizemos com a Fazenda Campos Novos, em breve vamos abrir o local para visitação das famílias”, finalizou.

Destacando o valor socioambiental do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, falou sobre a importância da área de proteção.

“Conseguimos a tão sonhada nova sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, uma unidade de conservação e uso de proteção integral. Há muito tempo estamos trabalhando para tornar isso viável e com esse esforço coletivo conseguimos essa desapropriação. Essa conquista é uma quebra de paradigma, a partir de agora a gente consegue efetivamente tomar conta dessa unidade. Precisamos que as pessoas conheçam esse local e seu valor, criando ações de turismo ecológico, valorizando esse patrimônio”, disse.

O Parque do Mico Leão-Dourado foi oficialmente criado pelo Decreto nº 2.401, de 27 de março de 1997. Ele está localizado junto à margem direita do Rio São João, sendo um remanescente de Mata Atlântica com vasta porção de restinga arbórea, manguezais, clima quente e alta umidade relativa do ar entre outras características.

Para a vice-prefeita, Magdala Furtado, a nova sede será um marco para Tamoios e para toda a Cabo Frio. Ela destacou ainda a importância de fazer economia através da diminuição de alugueis.

“Esse dia é um marco para a história de Tamoios, assim como de toda Cabo Frio. Depois de tantos anos sem valorização e uma ação efetiva pelos governos anteriores, conseguimos concretizar essa ação que é a nova desse do Parque. O meu pensamento e do Zé é igual, trazendo algumas secretarias para cá poderemos economizar diversos aluguéis, assim como integrar serviços”, falou.