“Planejamento familiar” é tema de roda de conversa no Jardim Esperança, em Cabo Frio, na quinta (07)

Encontro acontece na sede da Secretaria de Assistência Social, às 9h, com equipe do Centro de Saúde Oswaldo Cruz

“Planejamento familiar” é o tema da próxima roda de conversa promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, que acontece na quinta (07), às 9h, na sede da Secretaria de Assistência Social, no Jardim Esperança. Nesta edição, uma equipe do Centro de Saúde Oswaldo Cruz formada por assistente social e enfermeira, vai ministrar a palestra. A iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio é organizada por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher.

“A política pública de enfrentamento à violência contra mulher está completamente relacionada a questão do planejamento familiar, por ser um direito constitucional, e as informações de acesso a esta política devem ser oferecida às mulheres, às famílias da nossa cidade. Por isso é importante trazer uma equipe municipal de saúde que atua nesta área para ajudar a esclarecer as dúvidas, que muitas famílias têm. A roda cria mais uma oportunidade de acesso à informação”, explica a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

Desde 1998, o Brasil possui medidas que visam auxiliar no planejamento familiar, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais. Em 2007 foi criada a Política Nacional de Planejamento Familiar, que incluiu a distribuição de camisinhas e a venda de anticoncepcionais, além de expandir as ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva.

Sobre a roda de conversa
Toda semana, desde fevereiro deste ano, a Superintendência dos Direitos da Mulher tem promovido rodas de conversa com temas variados, sejam sobre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e o governo de forma geral, sejam sobre temas de relevância para a população.

Até o momento, foram discutidos nove temas nas rodas de conversa como “Direitos das mulheres na área jurídica”, “Impacto e consequências do isolamento social da pandemia nas relações sociais e familiares” e “Quebrando o tabu: o que é pessoa com deficiência?”.

Também já foram discutidos assuntos como “Mulher e trabalho”; “Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”; “Esclarecimentos sobre os serviços de convivência”; “O que eleva a sua autoestima?”; “Orgulho autista” e “Atribuições do Conselho Tutelar”.

A roda de conversa já contou com a colaboração das superintendências de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas; da Pessoa com Deficiência e da Proteção Social Básica.

Secretaria de Assistência Social – Núcleo Jardim Esperança
Endereço: Rua Dimas Teixeira, 191