Plano de Enfrentamento às Arboviroses é aprovado em Cabo Frio

Documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

Visando à prevenção e ao combate às doenças, a Secretaria de Saúde criou o Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses. O documento foi atualizado pela gestão municipal e apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, sendo aprovado para o biênio 2022/2024. A apresentação contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da sociedade civil.

O plano tem o objetivo de manter o sistema de vigilância fortalecido para a detecção precoce e a redução da mortalidade por arboviroses em Cabo Frio. O documento também estabelece as atribuições participativas dos setores públicos municipais e parcerias, projetando quais as necessidades de ações e aquisições de recursos para o enfrentamento de uma eventual epidemia por arboviroses.

“O Plano Municipal de Contingência às Arboviroses precisa ser atualizado obrigatoriamente, a cada dois anos, no mês de setembro. Nele ficam definidas estratégias para alertar a população; controle de vetores; fluxogramas de atendimento aos casos suspeitos e coleta dos exames necessários para diagnóstico e acompanhamento dos pacientes”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Sanchez Pires.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pelo Aedes aegypti.

O Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses foi elaborado e revisado, seguindo as orientações da Deliberação CIB-RJ nº 6.926, de 11 de agosto de 2022, e embasado de acordo com as diretrizes nacionais para prevenção e controle das arboviroses Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. A promoção da saúde, o controle e o tratamento das arboviroses estão previstas como Vigilância em Saúde, nas três esferas hierárquicas do SUS.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.