Plantio de mudas de árvores nativas marca encerramento da Semana do Meio Ambiente em Cabo Frio

Ação foi realizada em áreas degradadas no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios

Foi iniciado o trabalho de reflorestamento do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. O Instituto EcoVida, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, realizou o plantio das cem primeiras mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, marcando o encerramento da Semana do Meio Ambiente, em Cabo Frio.

O trabalho realizado nesta quarta (7) e quinta-feira (8) teve o objetivo de revitalizar uma das áreas degradadas da Unidade de Conservação, transformando-a em um bosque, com espaço de recreação infantil. O trabalho envolveu funcionários da secretaria e do Instituto EcoVida, e foi observado de perto pela secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.

As mudas plantadas fazem parte do lote de 42 mil unidades que o Parque do Mico-Leão-Dourado recebeu no último mês de maio, para dar início ao reflorestamento de 42 hectares de vegetação.

O reflorestamento do Parque está incluído no rol de ações previstas em conjunto com o Instituto EcoVida RJ, por meio de um convênio de R$ 1,9 milhão assinado com o Ministério do Meio Ambiente e vinculado à Emenda Individual de autoria do então deputado federal Paulo Ramos, em 2022.

A ação dá prosseguimento ao projeto de recuperação florestal no Parque, iniciado no ano passado. Desde então, já foram plantadas 16 mil mudas de árvores nativas na Unidade de Conservação Municipal.

Ao longo da semana, também foi realizada uma ação de plantio de mudas por alunos na Escola Estadual Municipalizada Tosana, em Tamoios. A atividade incluiu a realização de um teatro de bonecos e palestras sobre a importância da preservação ambiental.