Ação coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ celebra a diversidade
A Ponte Feliciano Sodré e a orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, ganharam as cores do arco-íris, nesta quarta-feira (28), em celebração pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. A ação foi realizada pela Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+, em parceria com o Grupo Iguais.
Na orla da Praia do Forte, as faixas de pedestres das avenidas Macário Pinto Lopes e Hilton Massa foram pintadas com as cores que representam o movimento LGBTI+. Já na Ponte Feliciano Sodré, principal via de ligação da região central com bairros como Gamboa, Peró, Jacaré, Jardim Esperança, entre outros, um bandeirão com as cores do arco-íris foi estendido, no fim da manhã.
Em 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data marca o ‘Incidente de Stonewall’, ocorrido em 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn em Greenwich Village, Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações de truculência policial. Desde então, 28 de junho foi o dia destacado para ações de conscientização sobre o respeito a diversidade e a comunidade LGBTQIA+.
O objetivo da ação, segundo o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+ de Cabo Frio, Pedro Rosa, é conscientizar a população sobre o respeito a diversidade.
“Nosso objetivo é lembrar a todos da importância do respeito às diferenças, além de destacar o orgulho de ser um LGBTI+, que são pessoas que batalham diariamente por igualdade e respeito”, afirma o superintendente.
MUTIRÃO PARA RATIFICAÇÃO DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Ainda dentro da programação pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, na sexta-feira (30), das 9h às 12h, será realizado o Mutirão de Retificação de Registro Civil de Pessoas Trans, na Sala do Júri, do Fórum de Cabo Frio, no Braga.
A ação atenderá pessoas transexuais e travestis, com perfil de assistidas, que precisam de alteração de prenomes (primeiro nome) e gênero no Registro Civil de Nascimento e Casamento.
A ação está sendo realizada pelo judiciário, por meio do Programa Justiça Itinerante, do TJRJ, atendendo ao pedido da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQI+ de Cabo Frio e do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea I e II.