Praça Gentil Faria, na Passagem, terá feira de artes e sebo de livros nesta sexta (12)

Programação do projeto Gentileza em Movimento vai acontecer semanalmente

A Praça Gentil Gomes de Faria, no bairro Passagem, será palco nesta sexta-feira (12) do projeto Gentileza em Movimento, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Dentro da programação, às sextas haverá feira de artes e sebo de livros, a partir das 15h, com palco aberto aos artistas locais.

Com as atividades, a Praça Gentil Gomes de Faria passará a receber uma série de atividades culturais, voltadas para o público de todas as idades. A ideia é oferecer aulas e atividades, realizadas por professores, artistas e oficineiros a preços populares.

Segundo o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, o projeto Gentileza em Movimento tem o objetivo de movimentar a praça e, ao mesmo tempo, levar à população a oportunidade de acesso a aulas e oficinas de artesanato, desenho, dança, capoeira, circo, percussão, Yoga e música, entre outras.

“Os artistas, professores e oficineiros de Cabo Frio têm mais um espaço para trabalhar. A Secretaria Municipal de Cultura está coordenando esse projeto, oferecendo apoio e a logística do local”, explica o secretário.

Nas atividades que forem pagas, o oficineiro ou o professor é o responsável pelo valor e cobrança do trabalho realizado.

Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades na praça. De segunda a sexta-feira, às 8h, com a professora Marina Barrera, acontecem as aulas de Hatha Yoga, que é uma das modalidades mais populares de Yoga, com o trabalho de diferentes elementos, tais como posturas, exercícios de respiração, relaxamento e meditação.
Também de segunda a sexta-feira, às 15h, acontece a aula de Tai Chi Chuan, com o professor Eduardo Lessa. Trata-se de uma prática milenar que nasceu na China como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física.

Nas terças-feiras, às 9h e às 15h, são realizadas aulas de Circo para Crianças, com a professora Juliana Lima. Esta oficina de iniciação circense é direcionada para crianças e adolescentes e ajuda a trabalhar a coordenação e auxilia o despertar de diferentes habilidades. Ainda nas terças-feiras, às 16h, acontecem as aulas do Movimentúde, com o professor William Douglas. O objetivo da atividade é promover movimento com saúde, em aulas elaboradas, visando a consciência do movimento, explorando as qualidades físicas, proporcionando o bem estar.
Já nas segundas e quartas-feiras, às 16h, serão realizadas as aulas de capoeira infanto-juvenil, com o professor mestre Kichute. Já nas quintas-feiras, às 15h, será a vez da oficina de percussão com o professor Wellington Gois. A atividade abordará aspectos da percussão de modo geral, passando por ritmos afro baianos, cubanos e afro brasileiros.

Para mais informações, a Secretaria de Cultura agora realiza atendimento em uma sala na própria praça, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.