Prefeitura de Cabo Frio entrega certificados para guias do Curso Livre de Roteiros Históricos

Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (11), na Casa de Cultura José de Dome (Charitas)

Com o objetivo de fomentar o turismo histórico na cidade, a Prefeitura de Cabo Frio formou, na manhã desta quinta-feira (11), em cerimônia realizada na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), 12 guias que participaram do Curso Livre de Roteiros Históricos. O curso teve início em outubro com aulas para guias de turismo formados e cadastrados no Ministério do Turismo (Cadastur), que a partir de agora estão aptos a realizar o guiamento de moradores e turistas aos locais históricos do município.

Presente na solenidade, o prefeito José Bonifácio parabenizou e agradeceu a todos os profissionais, ressaltando os cuidados que os guias precisam levar em conta na hora de dar as boas vindas aos turistas e ao explicar um pouco da história por trás dos principais cartões postais da cidade.

“Nós que moramos em Cabo Frio temos o prazer de dizer que estamos vivendo no lugar mais belo do mundo. Muita gente não imagina o que podemos explorar historicamente na cidade, e a formação desta turma serve para incentivar esse tipo de turismo. Vocês são para os nossos visitantes aqueles que dão as boas vindas à nossa cidade e poderão, a partir de agora, explorar ainda mais o conteúdo histórico e patrimonial de nossa cidade”, declarou o prefeito José Bonifácio.

Também marcaram presença na cerimônia o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Peçanha; o chefe de gabinete Pedro José; o diretor financeiro da Alerj, Jânio Mendes; o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, além do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, que comemorou a especialização dos guias em Turismo Histórico na cidade.

“É com muita honra que formamos esta turma. Nada disso seria possível sem Acioli Júnior, que voluntariamente nos ajudou com a formação e a formatação deste curso, percorrendo e explicando pros nossos guias um pouco da história dos locais. Costumo dizer que turismo se faz contando história, e agora quem vai contar a verdadeira história são essas pessoas que estão se formando hoje”, afirmou Carlos Cunha.

ROTEIRO DO CURSO

A grade do curso foi baseada no livro “Roteiro Ambiental e Patrimonial da Cidade de Cabo Frio”, do professor e historiador cabo-friense Acioli Júnior, lançado no mês de setembro. A obra é fruto de um trabalho de pesquisa documental e empírica que se iniciou em 2015 e terminou em março deste ano. O livro aborda a história de todos os bens culturais do município de Cabo Frio, do Forte São Mateus às três Estações Ferroviárias, além de outros 14 monumentos tombados e o patrimônio intangível da cidade.

Após a entrega dos certificados, os guias fizeram uma prática conclusiva com guiamento a pé pelos três roteiros centrais da cidade, e explicando para convidados e moradores um pouco sobre a cronologia das localidades históricas.

Ao todo foram desenvolvidos quatro roteiros que foram aplicados durante o curso, sendo o módulo 1: Charitas; Duna Boa Vista; Morro do Índio; Forte São Matheus; Passagem. Módulo 2: Praia de São Bento; Sesmarias e Casa Scliar; Câmara Municipal; Praça Porto Rocha; Solar dos Massa e Biblioteca Municipal; Rua Érico Coelho e Palácio das Águias. Módulo 3: Igreja Nossa Senhora da Assunção; Morro da Guia, Capela Nossa Senhora da Guia, Convento Nossa Senhora dos Anjos e Museu de Arte Religiosa e Tradicional; Conjunto Paisagístico do Canal do Itajuru e Ponte Feliciano Sodré, além da Fonte do Itajuru. O módulo 4 inclui a Fazenda Campos Novos, em Tamoios.

Segue a lista com os nomes dos guias credenciados que foram capacitados no Curso de Livre de Roteiros Históricos: Alessandra da Silva Gomes; Cristiane Barreto; Eliane Lopes Lima; Elisabete Machado; Emerson Rafael Lima Guimarães; Jéssica Vilar Melo; Marcelo Marques Pimentel; Márcia Flausino; Mônica Aguiar; Penélope Rodrigues Fontes; Priscila Rezende Palleta e Raquel Menezes de Souza.