Praia do Forte recebe o Top Surf Pro neste fim de semana

O fim de semana será de muito surf nas ondas da Praia do Forte.  O Cabo Frio Surf Club (CSC) organiza em conjunto com a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj) o Top Surf Pro 2018, que vale como terceira etapa do circuito estadual profissional. O evento tem apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Comsercaf.

O Top Surf Pro recebe os melhores surfistas do Estado, dentre eles, Victor Ribas, Leo Neves, Leandro Bastos e Raoni Monteiro, além do buziano José Eduardo, campeão estadual em 2017. Dentre as meninas, a competição é especial para uma delas: Karol Ribeiro, cabo-friense, atualmente líder do Tour Abrasp, o circuito brasileiro, vice-líder do circuito latino-americano e que, no mês passado, subiu ao pódio no Neutrox

Weekend, etapa unificada da World Surf League Qualifying Series (QS), divisão de acesso do surf mundial; do sul-americano da WSL South America e do Tour Abrasp, disputada em Itacaré (BA). Karol ficou na terceira posição no torneio na Bahia.

Além disso, das dez primeiras colocadas do Tour Abrasp, seis são do Rio de Janeiro e participam da competição em Cabo Frio. No ranking masculino da Feserj, João Chianca lidera o campeonato, com 1720 pontos, seguido de Leandro Bastos (1400) e Leonardo Neves (1340). No feminino, a briga está acirrada: Anne dos Santos tem 1610 pontos e lidera, apenas 20 pontos à frente de Yanca Costa. A terceira colocada é Kayane Reis, com 1415 pontos.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rebel, a vinda de eventos deste nível só reafirma a condição da cidade como polo esportivo. “A ideia da Secretaria é a de apoiar também os grandes eventos profissionais de esporte na cidade. Em relação ao surf, Victor Ribas está integrando a equipe de trabalho da secretaria para lidar com esses eventos de surf, kitesurf e modalidades associadas, por tudo que ele representou e ainda representa no cenário esportivo internacional. Ele não pode ser conhecido apenas por ser uma estátua. Seu prestígio é importante para a cidade. Vamos ajudar o Cabo Frio Surf Club, assim como as demais ligas e associações esportivas a se

organizar para que elas possam captar recursos e organizar seus eventos com independência”, explicou.

As baterias estão previstas para iniciar às 8h e terminar às 16h. A previsão é de ondas variando até 1,5 metro, em boas condições para a realização da competição, que dará 500 pontos ao vencedor, em cada categoria, além de premiação em dinheiro: R$ 5 mil para o masculino pro, R$ 1,5 mil para o feminino pro e R$ 1,5 mil para o master pro.