Prefeito José Bonifácio participa na quarta (26) de evento sobre moedas sociais e bancos solidários

Encontro acontece até sábado (29), em Fortaleza (CE)

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e o coordenador da Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola, participam, de 26 a 29 de abril, de um encontro sobre bancos solidários e moedas sociais, que também celebra os 25 anos do Banco Palmas. Na ocasião, o município será apresentado como um dos oito casos de sucesso de cidades que criaram leis para tornar realidade programas de transferência de renda local e que utilizam a plataforma digital E-Dinheiro.

“O programa é muito importante para a cidade, pois é uma questão de justiça social com os cabo-frienses promovermos a Moeda Itajuru. Da mesma forma, é fundamental o intercâmbio de experiências com quem já atua há mais tempo e também uma oportunidade de poder apresentar os excelentes resultados do programa em nosso município”, afirmou o prefeito.

Segundo a organização, o evento vai reunir a rede brasileira de bancos comunitários, movimentos sociais, empresas, acadêmicos e gestores públicos do Brasil e de outros países. O objetivo é discutir a importância do desenvolvimento local e da capacidade dos territórios em gerar e distribuir riqueza.

O encontro terá o formato de mesas temáticas e oficinas, que debaterão os bancos comunitários e as moedas sociais de forma transversal com as temáticas das redes solidarias, segurança alimentar, novas tecnologias, questão climática, economia circular e da cultura e similares.

“Fico muito feliz em participar desse evento e tudo isso é possível porque temos um gestor que olha para todos, principalmente para quem mais precisa. Hoje o programa atende 2.500 famílias e tenho certeza que chega em um momento importante, da retomada das políticas públicas e do desenvolvimento social. Agradeço toda equipe da Moeda Itajuru, que com todo esforço faz com que o programa seja referência no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o coordenador da moeda, Adriano Brisola.

A abertura dos debates do evento será na quarta (26) com a mesa 1 – “Experiências de Políticas Públicas Estaduais de Economia Solidária do Nordeste”. Ao longo de toda a programação, o evento conta ainda com mais seis mesas de debates com temas variados, concernentes e transversais, ao universo das moedas sociais e dos bancos solidários, além de uma programação cultural e outras atividades.

Na quinta (27), o prefeito José Bonifácio participa da mesa 2 – “Economia Solidária enquanto estratégia de desenvolvimento para a superação da pobreza e da fome” – com o secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho; e o professor no Conservatorie National das Artes et Métires, na França, Jean Louis Laville.

Completam a mesa 2, a fundadora da Feira Internacional Do Cooperativismo (Feicoop) em Santa Maria (RS), Irmã Lourdes Dill; o secretário de Assistência Social e Economia Solidaria de Niterói (RJ), Elton Teixeira, e moderação do criador do Banco Palmas, Joaquim Melo.