Prefeito se encontra com participantes de torneio de pesca esportiva em Cabo Frio

O prefeito Marquinho Mendes se encontrou nesta quinta-feira (25) com os participantes do torneio de pesca esportiva do Iate Clube do Rio de Janeiro, que está sendo realizado em Cabo Frio. Entre os participantes está o pescador Eurico Soares, que pescou o maior peixe já capturado em águas cabo-frienses. A proeza ocorreu em 2001: um Marlim de 575 Kg. Este foi o recorde mundial daquele ano.

O encontro, que teve a presença do coordenador geral de Meio Ambiente da Prefeitura, Eduardo Pimenta, do secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, e da secretária de Turismo, Fabiola Bleicker, ocorreu na Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte, onde está exposta a escultura da réplica em tamanho real do Marlim pescado por Eurico em 2001. O prefeito Marquinho Mendes foi homenageado com uma medalha comemorativa.

“É uma honra recebê-los. Nossa cidade tem ótimas condições para a prática da pesca esportiva e o turismo relacionado a este esporte se expande a cada ano. Espero que a competição seja em alto nível até o fim”, disse o prefeito Marquinho Mendes.

Prefeito recebe comerciantes da Gamboa e define ações para a Rua dos Biquínis

Cabo Frio sedia Campeonato de Pesca Esportiva

O pescador recordista Eurico Soares disse que Cabo Frio é um dos seus locais preferidos para a pesca esportiva. Segundo ele, a captura do Marlim em 2001 mudou a sua vida dentro do esporte. “Este tipo de façanha é muito valorizada no meio esportivo, principalmente fora do Brasil. Pescar um peixe como esse é realmente um sonho”, declarou Eurico.

Torneio segue até sábado

O XXV Cabo Frio Marlin Invitational é um evento organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (sede Cabo Frio) com apoio da Prefeitura, aberto somente a equipes convidadas, sem inscrições livres. Também funciona como uma espécie de seminário da pesca oceânica do Brasil, onde são discutidas ideias e tomadas grandes decisões para o segmento e tendência nacional em relação às espécies e seus hábitos.

A competição acontece até sábado (27) com a participação de 16 equipes. Na primeira etapa, realizada no último sábado (20), as condições do mar estavam excelentes e nove peixes foram capturados, fotografados, validados para pontuação e soltos. O 1º lugar dessa etapa foi para a equipe Abi de Deus, o 2º lugar para a equipe Ponta Negra e o 3º lugar ficou com a equipe Picante.

O regulamento do torneio faculta aos participantes a decisão de soltar o peixe validando os pontos. Essa modalidade de pesque e solte (catch & release) nos torneios do Iate Clube do Rio de Janeiro coloca o clube na vanguarda da sustentabilidade, agora associado à ciência através do marque e solte (tag & release).

“Essa é a nossa grande oportunidade, pois os cientistas locais aproveitam para colocar marcas no dorso do peixe para estudos de rota migratória, subsidiando tomada de decisões para a manutenção dos estoques”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Recorde em 2001

Em 2001, foram convidados para participar do torneio os 10 melhores “captains” do mundo: foi a primeira edição internacional, atraindo interesse de pescadores italianos, franceses e americanos nos anos subsequentes.

Nessa mesma edição, o pescador Eurico Soares, da equipe Komplot, do comandante José Wagner, pescou o maior Marlin Azul do Brasil em torneios de pesca oficiais, com o peso de 575 quilos. O feito colocou o Brasil entre as cinco regiões do mundo onde são capturados os maiores peixes de bico, e o torneio ganhou grande prestígio no cenário internacional.

A captura do Marlin Azul de 575 kg no litoral de Cabo Frio, que tem uma das maiores áreas do mundo para a pesca oceânica, incentivou a pesca esportiva na região e tornou-se um atrativo turístico. Na época, a carne do peixe foi doada para institutos de caridade da cidade.