Prefeitura de Cabo Frio abre consulta pública para edital do PROEDI 2021 – Prêmio Gilberto Marques

Sociedade civil poderá enviar sugestões para o edital que vai regulamentar o prêmio de fomento à Cultura

Está aberta para a participação popular a consulta pública para o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (PROEDI) 2021. Nesta edição, o programa levará o nome do cantor e compositor cabo-friense Gilberto Marques, que foi secretário adjunto de Cultura até abril deste ano, quando faleceu vítima de Covid-19.

A minuta do PROEDI 2021 – Prêmio Gilberto Marques está disposta no portal da transparência. Até o dia 10 de setembro, a sociedade poderá enviar sugestões para a composição do documento pelo e-mail da Secretaria de Cultura (cultura@cabofrio.rj.gov.br). O resultado será submetido ao Conselho Municipal de Cultura. Todo o cronograma para participação e as regras estabelecidas serão divulgadas após o fechamento do documento final.

O PROEDI 2021 – Prêmio Gilberto Marques, se destina a premiar e apoiar a pré-produção, a produção, a distribuição e a circulação de apresentações e produtos culturais a serem realizados em Cabo Frio, visando à democratização do acesso aos recursos públicos.

Tem ainda como objetivo apoiar a formação cultural e artística através dos processos de pesquisa e oficinas, promovendo a qualificação e profissionalização do artista inserido na economia local, como via de fomento da economia criativa no município. O Programa é regulamentado pela Lei Municipal n° 2.399, de 7 de dezembro de 2011. Nesta edição, o PROEDI oferece 54 prêmios de R$ 2.500 para os trabalhos artístico-culturais, com um total de R$ 135 mil.

“A Lei tem como objetivo o apoio financeiro aos artistas de diversos segmentos, além das entidades civis culturais comprovadamente ativas na cidade. Estamos contando com a participação da população, para que possamos incluir sugestões na atual minuta do PROEDI. Nesta edição teremos a honra de homenagear o Gilberto Marques, nosso amigo e grande músico que nos deixou recentemente, essa é a oportunidade de destacar essa figura ímpar na música de nossa cidade. Nesse momento de pandemia, em que muitos artistas passam por momentos angustiantes, queremos amenizar oferecendo mais uma edição do PROEDI em Cabo Frio”, destacou o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues.