Prefeitura de Cabo Frio abre inscrições para o Programa de Voluntários

Interessados podem se inscrever para atuar em diversas áreas da assistência social, cultura, esporte e lazer

Estão abertas, em Cabo Frio, as inscrições para o Programa de Voluntários. Os interessados podem se candidatar para atuar em ações da assistência social, cultura, esporte e lazer, realizadas pela Prefeitura. Para isso, basta procurar a Secretaria de Governo, na sede do governo municipal, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou fazer a inscrição pelo e-mail governo@cabofrio.rj.gov.br.

Na administração pública de Cabo Frio a atuação voluntária é regulamentada pela Lei Nº 3.284, de 14 de junho de 2021, que também visa atender pessoas sem vínculo em instituições de Ensino Superior ou Técnico, e estudantes universitários fora do período de estágio obrigatório.

Segundo o secretário municipal de Governo, Davi Souza, o voluntariado voltou a ser tema de debate nacional durante a pandemia da Covid-19, momento em que diversos grupos autônomos se dedicaram a uma rede de solidariedade para diminuir as vulnerabilidades de famílias e pessoas em situação de rua com insegurança de alimentos, vestuários ou informações de saúde pública.

“É importante ter uma rede de voluntariado cadastrada no município. O interessado será encaminhado para a atuar na área do interesse dele, cumprindo as atribuições bem específicas de cada setor. Um exemplo é propor projetos na Assistência Social para pessoas em situação de rua; outro é contribuir com ações de enfrentamento ao trabalho infantil ou com as políticas públicas LGBTQI+, entre outras”, afirma o secretário de Governo Davi Souza.

O Programa de Voluntariado faz parte de uma diretriz da Secretaria de Governo para fortalecer as políticas públicas no combate às pessoas em vulnerabilidade no município, que inclui a mobilização do terceiro setor e apoio a campanhas de doação a diversas entidades.