Data lembrada nesta quarta-feira (31) reforça a importância de debater sobre os males causados pelo fumo
Na data em que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Cabo Frio adere à campanha e promove um alerta para a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por mais de sete milhões de mortes por ano em todo o mundo e por inúmeras doenças relacionadas ao consumo de tabaco. É ainda uma das principais causas do câncer de pulmão.
O município de Cabo Frio possui o Programa de Tabagismo, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde. Os atendimentos acontecem no Posto de Atendimento Médico (PAM), localizado no bairro São Cristóvão, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Para ser atendido, basta o paciente ir diretamente à sala 22 da unidade, sem agendamento. Atualmente, 19 mulheres e dez homens encontram-se em tratamento. O tempo de acompanhamento é de quatro meses.
O cidadão que busca parar de fumar encontra no programa de cessação do tabagismo as ferramentas que possibilitam o usuário se libertar desta dependência que traz tanto prejuízo à saúde.