Prefeitura de Cabo Frio dá início ao Projeto “Juventude, Trabalho e Renda”

Iniciativa realizada pela Superintendência da Juventude e pela Coordenadoria-Geral de Direitos Humanos traça perfil dos jovens cabo-frienses para inseri-los no mercado de trabalho

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência da Juventude e da Coordenadoria-Geral de Direitos Humanos, deu início ao projeto “Juventude, Trabalho e Renda”. A iniciativa pretende compreender a relação dos jovens moradores de Cabo Frio com o mundo do trabalho e suas perspectivas com relação à empregabilidade e à formação técnica. A partir dessa compreensão, estão previstas ações para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e estimulem a geração de renda.

A primeira etapa do projeto consiste na aplicação de questionários para todos os alunos concluintes do Ensino Médio da Rede Municipal para investigar as percepções, anseios e expectativas dos jovens cabo-frienses com relação ao mercado de trabalho formal, informal e a formação técnico-profissional, a fim de elaborar políticas públicas e ações que visem a suprir as demandas identificadas.

As equipes responsáveis já aplicaram os questionários no Colégio Municipal Rui Barbosa, no Centro; no Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no Jardim Esperança; na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, na Vila Nova; e no Centro Educacional Municipal Professora Marli Cappi, em Unamar. Na próxima semana, o questionário será aplicado na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Campos Novos, encerrando a primeira etapa do projeto.

“Esse projeto é muito importante porque emprego e renda e qualificação profissional são as principais demandas da juventude cabo-friense. Nós criamos anteriormente o Banco de Oportunidades, que é uma ferramenta de divulgação de vagas de emprego, de cursos voluntários para a juventude, e esse projeto é um próximo passo para a gente entender quais são os anseios desses jovens em relação ao mercado de trabalho e a formação acadêmica para sermos cada vez mais assertivos nas nossas ações”, explica o superintendente municipal da Juventude, Marlon Barbosa.