Prefeitura de Cabo Frio desenvolve turismo de base comunitária na zona rural do município

Projeto terá como foco a realização de roteiros turísticos dentro das comunidades quilombolas

Com o objetivo de desenvolver o Turismo de Base Comunitária na zona rural de Cabo Frio, dentro das comunidades quilombolas, a Prefeitura deu início às tratativas com os líderes comunitários para a realização de roteiros de visitação. A primeira reunião foi realizada no domingo (7), na Fazenda Campos Novos.

O objetivo é criar um atividades que serão oferecidas aos visitantes, dando a possibilidade de conhecer as comunidades quilombolas, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações.

O próximo passo será no dia 27 de novembro, quando o corpo técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer vai visitar as comunidades quilombolas de Cabo Frio para a finalização do roteiro. O intuito é promover rodas de conversas com as famílias, falando sobre o projeto e sobre o que cada comunidade tem a oferecer.

A programação do dia 27 vai começar pelo Quilombo de Botafogo, às 9h, com um café da manhã. Depois será a vez da Fazenda Campos Novos, seguida da Associação dos Moradores de Maria Joaquina, onde os técnicos vão conhecer a Casa de Farinha, a tapeçaria e a extração de aroeira. De lá a equipe seguirá para as comunidades Preto Forro, Espírito Santo e Maria Romana.

Participaram da reunião do último domingo o coordenador de Igualdade Racial, Manoel Justino; o secretário adjunto de Turismo, Esporte e Lazer em Tamoios, André Carvalho; o subchefe do gabinete do prefeito, Thiago Paulo de Almeida; a secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, e representantes dos quilombos de Maria Romana, Preto Forro e Espírito Santo.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, o turismo de base comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pelas comunidades.

“A história de luta e resistência, a cultura e os costumes das comunidades quilombolas são patrimônios de Cabo Frio que muita gente desconhece. Valorizar isso, por meio do turismo de base comunitária, é muito importante porque, além de trazer desenvolvimento econômico para essas famílias, também proporcionará a valorização dessas comunidades”, destaca o secretário.