Prefeitura de Cabo Frio entrega certificados para a primeira turma de jovens do Programa “Cidadão em Construção”

Programa formou 66 estudantes que tiveram a oportunidade do primeiro emprego nas repartições municipais

A Prefeitura de Cabo Frio realizou na quarta (08) a solenidade de formatura de 66 jovens do Programa “Cidadão em Construção”, iniciativa que oferece vagas de emprego temporário na administração pública para jovens entre 14 e 18 anos. Esta é a primeira turma a se formar, que iniciou no programa o ano passado com prazo de experiência de 17 meses.

A cerimônia foi realizada na Praça Tiradentes, em frente à sede do Governo Municipal, e além dos jovens e seus familiares contou com a presença do prefeito José Bonifácio, da secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, e do coordenador regional Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Humberto Lima da Silva Júnior.

“Nós somos cidadão em construção a vida inteira. Estamos sempre aprendendo, ninguém sabe tudo. A vida de vocês na relação com os funcionários também foi muito boa para quem já estava na repartição pública. Ao longo da vida, vocês vão encontrar obstáculos, o que é normal, mas acima de tudo confiem em vocês”, parabenizou o prefeito José Bonifácio.

O programa foi criado pela Prefeitura e executado em parceria com o CIEE, com o objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego a jovens cabo-frienses em situação de vulnerabilidade social.

Para a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, o programa é um divisor de águas para os jovens participantes e uma política pública que precisa alcançar cada vez mais pessoas.

“Hoje é um dia especial, fechamento de um ciclo, de uma etapa. Agradeço imensamente ao prefeito que propiciou esta oportunidade. Parabenizo a todos, os jovens e os monitores, porque foi uma troca. Aprenderam e ensinaram. Que vocês possam levar essa experiência que vai ajudá-los em muitas escolhas na vida de vocês. Que vocês tenham fé, coragem e a certeza de que podem ir além do que imaginam”, parabenizou Betânia, que agradeceu também a presença das autoridades e demais presentes à cerimônia.

“É um orgulho para nós estarmos aqui neste momento tão importante da fase da vida dos jovens. Parabéns a todos e também para a Prefeitura por essa iniciativa tão importante. Cabo Frio carecia de uma oportunidade como essa para os jovens, com oferta teórica e prática para o mercado de trabalho. Que novas portas se abram para vocês a partir desta experiência”, afirmou Humberto Lima.

Programa Cidadão em Construção

O “Cidadão em Construção” consiste na oferta de vagas de primeiro emprego em repartições públicas municipais e na capacitação para o exercício da função; com paridade entre gênero e raça, além de divisão igualitária das vagas entre os dois distritos do município.

Como pré-requisitos para ingressar no programa, os jovens precisam estar cursando o ensino regular ou terem concluído o Ensino Médio, além de pertencerem a famílias de baixa renda cadastradas em um dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), ou demais programas sociais.

O programa Cidadão em Construção foi lançado em abril de 2021 e, na ocasião, recebeu 515 inscrições para a primeira turma de jovens. Do total, 120 foram selecionados pelos técnicos da Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, e encaminhadas para avaliação do Centro de Integração Empresa-Escola, responsável pela contratação e capacitação desses jovens.

Como parte da preparação para o exercício de suas funções, os estudantes participaram de um curso de capacitação de 36 dias úteis no escritório do CIEE, que incluiu aulas de Matemática Básica e Língua Portuguesa, além de informações importantes sobre o aspecto comportamental, com noções de vestimenta e comportamento no ambiente corporativo.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005