Jogos Estudantis continuam nas escolas da rede municipal de Cabo Frio

Unidades disputam a segunda fase da competição interescolar

Os alunos da rede municipal estão animados e engajados nas disputas que acontecem durante os Jogos Estudantis, ou Jogos da Amizade como é conhecido, promovido pela Secretaria de Educação. Escolas do primeiro distrito e de Cabo Frio participam dos jogos, que envolvem as modalidades de jogos de mesa (damas, xadrez e dominó); queimada (misto); futsal (regra adaptada) e atletismo (corridas e saltos).

A dinamizadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Luciana El Bainy, faz relatos diários cheios de poesia sobre a competição. Entre eles, o que se destaca é sobre a Escola Municipal Angelim, no bairro de mesmo nome, em Tamoios.

“Ontem tivemos o término da primeira etapa das competições da segunda fase dos Jogos. Estivemos juntos na escola Angelim, que mais parece um pedacinho de paraíso! Um cheiro de terra, a cor das árvores e bois e galinhas assistindo tudo”, comenta ela.

Entre as imagens destacadas pela professora estão as dos alunos disputando de forma amigável, os times ajoelhados antes de iniciar os jogos, o juiz apitando com firmeza, as torcidas e os olhares orgulhosos de professores e alunos, enquanto os alunos competiam, de forma alegre e cheia de afeto.

E encerrou comentando sobre os desafios da competição. “As dificuldades são enormes, esse evento assusta de tão grande… É verdade! Mas isso fica pequenininho diante da expressão de cada criança, e das expressões das ‘crianças grandes’ também”, explicou.

Ainda nesta terça-feira (8), as disputas continuaram entre as Escolas Municipais Professora Maria José Barroso (Santo Antônio), Maria Helena Bello da Costa, Professora Luceléa Rodriguez da Costa (Aquárius) e Escola Estadual Municipalizada Tosana (Fazenda da Pedra).

E os relatos da professora Luciana para este dia também foram emocionantes e marcam, de fato, a disputa como os Jogos da Amizade. Entre crianças vibrando e torcendo no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, laranjinhas descascadas para o lanche, e todos os educadores participando da atividade.

Acompanhe a programação nas escolas durante a 2ª fase:
• 09/11 Grupo C (Regiões 5 e 9) – Escolas Municipais Professora Lerinéa Figueiredo, Evaldo Salles e Elicéa da Silveira (escola polo).
• 10/11 Grupo G (Região 12) – Escolas Municipais Professora Amélia Ferreira e Palmira Bessa de Figueiredo ( escola polo).
Grupo E (Região 8) – Escolas Municipais Professora Ciléa Maria Barreto (escola polo) e Professora Leomari Garcia Barreto
• 16/11 Grupo F (Região 10) – Escolas Municipais Francisca Nazareth de Souza, João Evangelista dos Santos, Justiniano de Souza, Pedro Jotha e Nilo Batista (escola polo)
• 17/11 Grupo C (Região 6) – Escolas Municipais Achilles Almeida Barreto (escola polo) e Catharina da Silva Cordeiro

As semifinais dos Jogos da Amizade serão nos dias 19 e 26 de novembro, ocorrendo simultaneamente no primeiro distrito, na Escola Robinson Azevedo; e em Tamoios, no Ginásio Poliesportivo.