Prefeitura de Cabo Frio implanta novo projeto no tráfego viário da Avenida Assunção

A medida beneficiará o trânsito na principal via do centro da cidade

Com objetivo de implantar soluções para melhorar a mobilidade urbana no município, a Prefeitura de Cabo Frio realiza mais uma ação para contribuir para o tráfego viário no centro da cidade. O retorno da Avenida Assunção, localizado próximo à sede do Governo Municipal, será transferido para o retorno seguinte, 128 metros à frente.

O início das obras estava previsto para esta segunda-feira (13), no entanto, foi adiado devido à forte chuva que atingiu o município desde o início da madrugada. A execução do trabalho depende do índice pluviométrico na localidade.

Para realização da medida, foram feitos testes de simulação e contagens volumétricas em três etapas de 2 horas de duração durante o dia, divididas em intervalos de 15 minutos, às 7h da manhã, às 12h e às 16h.

O estudo foi realizado devido ao grande fluxo de veículos na Avenida Assunção, que, em dias úteis, chega a abranger 8494 veículos num período de 6 horas. A existência do retorno criava um ponto de concentração de veículos, potencializado pelo fluxo proveniente da Travessa Mário Fisher, gerando congestionamentos e acidentes de trânsito. Só em 2018, foram registrados 19 acidentes na avenida.

Além desses elementos, a existência de vagas a 45 graus no canteiro central e as vagas de estacionamento, paralelas ao lado direito da avenida que provocam grande retenção no fluxo do local, o que aumenta consideravelmente o tempo de congestionamento.

“Fica mais fácil entender a necessidade do fechamento quando vemos simultaneamente o semáforo abrindo e veículos saindo das vagas de estacionamento e da Travessa Mario Fisher, com a intenção de atravessar em direção à faixa da esquerda para fazer o retorno”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback.

O retorno seguinte acrescenta menos de um minuto de viagem para quem deseja retornar na Avenida Assunção. Além disso, não há vagas de estacionamento no canteiro central nem encontro de fluxos, uma vez que os veículos que saem da Travessa Mario Fisher têm cerca de 100 metros para trocar de faixa, deixando a Avenida Assunção com duas faixas de rolamento livre.

“Se compararmos o deslocamento do veículo para o próximo retorno com a distância que o pedestre saudavelmente caminha, uma média de 1 km, vemos que a distância de 128 metros aumentada no trajeto é irrelevante para os veículos, considerando a segurança viária alcançada com a intervenção”, finaliza o secretário.

O projeto prevê ainda o reordenamento de vagas de estacionamento, paradas de ônibus e travessias de pedestre na avenida, aumentando a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas.