A Patrulha Maria da Penha vai ganhar uma sede exclusiva para acolhimento às vítimas de violência doméstica. A base operacional será inaugurada na próxima segunda-feira (1º), às 17h, e vai funcionar na Praça Gentil Gomes de Faria, no bairro Passagem. Atualmente, os atendimentos são feitos em uma sala no prédio onde funciona a Secretaria de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão.
O objetivo com o novo espaço é proporcionar mais acolhimento e atendimento humanizado para as vítimas de violência, que carregam sentimentos como culpa, vergonha e medo de julgamentos.
“Elas vivenciam uma constante insegurança, têm dificuldade em confiar em serviços e frequentemente questionam a aplicabilidade da lei. A base operacional da Patrulha Maria da Penha visa oferecer um ambiente seguro e sigiloso para atender essas mulheres, proporcionando não apenas suporte imediato, mas também contribuindo significativamente para sua proteção, recuperação e empoderamento frente a essa forma devastadora de abuso”, destacou Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.
Com a reforma do prédio, que é uma iniciativa da Secretaria de Governo, foram criados espaços privativos com dormitórios masculinos e femininos, cobertos e fechados. A edificação está sendo pintada por completo, tanto as paredes externas quanto internas, em uma tonalidade lilás que é a cor do movimento feminista e que simboliza a Patrulha Maria da Penha.
Além disso, estão sendo substituídas e reformadas portas e janelas, incluindo a instalação de novas ferragens e fechaduras. Os vidros e revestimentos danificados foram trocados por novos, e a rede elétrica, de água e de esgoto está passando por revisão.
Foram também instalados caminhos ao redor do prédio com pedras portuguesas e plantada vegetação para ornamentar o jardim. Os bancos próximos ao prédio foram substituídos por granitos novos e toda a área da praça recebeu revisão na parte elétrica dos postes com troca de lâmpadas.
“A reforma e entrega desse prédio representam um marco significativo para nossa comunidade. Através dessas melhorias estamos não apenas revitalizando um espaço físico, mas dando utilidade para um serviço tão importante para o nosso município, que é o suporte às vítimas de violência doméstica. Estamos muito felizes por poder entregar essa base operacional da Patrulha Maria da Penha”, afirmou a secretária de Governo, Thaís Rodrigues.
Serviço:
Inauguração da Base Operacional da Patrulha Maria da Penha
Data: segunda-feira, 1º de julho
Horário: 17h
Endereço: Praça Gentil Gomes de Faria, localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 896, na Passagem.