Prefeitura de Cabo Frio inaugura base operacional da Patrulha Maria da Penha nesta segunda (1º)

Novo espaço de acolhimento às vítimas de violência doméstica vai funcionar na Praça Gentil Gomes de Faria, no bairro Passagem

A Patrulha Maria da Penha vai ganhar uma sede exclusiva para acolhimento às vítimas de violência doméstica. A base operacional será inaugurada na próxima segunda-feira (1º), às 17h, e vai funcionar na Praça Gentil Gomes de Faria, no bairro Passagem. Atualmente, os atendimentos são feitos em uma sala no prédio onde funciona a Secretaria de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão.

O objetivo com o novo espaço é proporcionar mais acolhimento e atendimento humanizado para as vítimas de violência, que carregam sentimentos como culpa, vergonha e medo de julgamentos.

“Elas vivenciam uma constante insegurança, têm dificuldade em confiar em serviços e frequentemente questionam a aplicabilidade da lei. A base operacional da Patrulha Maria da Penha visa oferecer um ambiente seguro e sigiloso para atender essas mulheres, proporcionando não apenas suporte imediato, mas também contribuindo significativamente para sua proteção, recuperação e empoderamento frente a essa forma devastadora de abuso”, destacou Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Com a reforma do prédio, que é uma iniciativa da Secretaria de Governo, foram criados espaços privativos com dormitórios masculinos e femininos, cobertos e fechados. A edificação está sendo pintada por completo, tanto as paredes externas quanto internas, em uma tonalidade lilás que é a cor do movimento feminista e que simboliza a Patrulha Maria da Penha.

Além disso, estão sendo substituídas e reformadas portas e janelas, incluindo a instalação de novas ferragens e fechaduras. Os vidros e revestimentos danificados foram trocados por novos, e a rede elétrica, de água e de esgoto está passando por revisão.

Foram também instalados caminhos ao redor do prédio com pedras portuguesas e plantada vegetação para ornamentar o jardim. Os bancos próximos ao prédio foram substituídos por granitos novos e toda a área da praça recebeu revisão na parte elétrica dos postes com troca de lâmpadas.

“A reforma e entrega desse prédio representam um marco significativo para nossa comunidade. Através dessas melhorias estamos não apenas revitalizando um espaço físico, mas dando utilidade para um serviço tão importante para o nosso município, que é o suporte às vítimas de violência doméstica. Estamos muito felizes por poder entregar essa base operacional da Patrulha Maria da Penha”, afirmou a secretária de Governo, Thaís Rodrigues.

Serviço:

Inauguração da Base Operacional da Patrulha Maria da Penha

Data: segunda-feira, 1º de julho

Horário: 17h

Endereço: Praça Gentil Gomes de Faria, localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 896, na Passagem.