Cerca de 40 profissionais aprovados no processo seletivo serão treinados até o mês de julho
Com o objetivo de levar noções jurídicas, sociais e psicológicas, a Prefeitura de Cabo Frio iniciou, nesta quarta-feira (9), a capacitação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo da Assistência Social, que começaram a trabalhar no último dia 1º de junho no Abrigo Municipal de crianças e adolescentes.
Segundo a diretora do espaço, Vanessa Sampaio, esta é a primeira vez que a Prefeitura promove uma capacitação para funcionários do equipamento.
“Esse treinamento é de suma importância num trabalho como este. É ferramenta essencial para o bom desempenho dos profissionais envolvidos no atendimento às crianças e adolescentes acolhidos no abrigo”, contou.
A capacitação, que acontece até o mês de julho para 40 funcionários, está sendo realizada em parceria com os profissionais que integram a rede de proteção à infância e juventude, como o delegado titular da 126ª Delegacia de Polícia, Carlos Eduardo Almeida, o médico pediatra e legista do Instituto Médico Legal de Cabo Frio, Carlos Alberto Simões, e também com os demais órgãos envolvidos, como o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente e o Centro de Atendimento Psicossocial.
O primeiro dia de capacitação foi dividido em dois turnos para evitar aglomeração. Entre os profissionais em treinamento estão assistentes sociais, enfermeiras, pedagogos, cozinheiros, agentes administrativos, motoristas, orientadores sociais, auxiliar de serviços gerais e psicólogos.
Na ocasião, a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, ressaltou a importância do trabalho que os profissionais desenvolverão no abrigo.
“Sei que esta é uma instituição que exigirá muito de cada um, principalmente por se tratar de atenção e cuidado. Mas tenho certeza que todos farão um trabalho de excelência, principalmente se tiverem a verdade como base das suas relações interpessoais. A transparência gera confiança. E no abrigo municipal essa atitude será imprescindível. Às vezes, basta uma presença ou um gesto de carinho para fazermos a diferença na vida de uma criança”, lembrou.
A capacitação continuará durante os dias 10, 16, 21 e 23 de junho, e em julho contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, que ministrará um curso de primeiros socorros.